sábado, 29 de maio de 2010

SOCIOLOGIA REVISÃO 3º ANO - parte II

Subdesenvolvimento: Escolha ou Conseqüência?



Olá meu caro leitor! Bom, acho que ainda está pensando o que quero falar hoje, pois bem é bom mesmo mantermos esse bom espírito, mas não quero fazer você ficar mal mesmo depois de um dia exaustivo, entretanto a verdade tem que ser explicita.
O tema a ser tratado é o subdesenvolvimento do nosso país, vamos retroceder ao dia 22 de abril de 1500, quando Pedro Álvares Cabral desembarca a Ilha de Vera Cruz ou Terra de Santa Cruz como foi chamada mais tarde ou simplesmente Brasil. Foi a partir daí que nosso destino começou a mudar, mas mudar para pior.
Portugal se tornou nossa metrópole e nós se tornamos uma colônia de exploração, exploraram o pau-brasil, invadiram o lugar onde os índios viviam, obrigaram a eles a fazerem o que eles não queriam, ou seja, ocorreu uma grande batalha entre eles e os índios, onde muitos morreram e outros tiveram que se submeter às ordens dos novos povos, mas uma coisa é certa os índios guerrearam até o fim.
Mas com o passar do tempo à exploração do pau-brasil foi perdendo sua hegemonia e com isso começou-se o cultivo de cana-de-açúcar e ainda por cima faltavam pessoas para trabalhar, a solução foi o tráfico negreiro, no fim ainda exploraram e usaram nossa terra para lucrar e cometeram horrores aos negros.
Desde aí fomos explorados e ficamos cada vez mais pobres, chegando ao subdesenvolvimento, mas e aí leitor será que depois de tudo que aconteceu na época colonialista e que nos deixou mais pobre vai continuar nos deixando mais pobre ainda. Desde 7 de setembro de 1822, quando D.Pedro deu o grito “Independência ou morte” e acabamos virando independentes. Mas desde esse episódio até hoje ainda somos de certo modo “dependentes”, ainda somos o que somos, mas o que me admira mais é que mesmo o Brasil com a independência ainda continua tendo que pagar a dívida externa, porém sabemos que tudo isto está acontecendo e você leitor? Só porque o Brasil começou sendo explorado, chegou ao mundo industrial meio “atrasado”, teve que fazer empréstimos pra pagar dívidas e para poder se habituar aos tempos modernos, criar sua infra-estrutura, formar as fábricas, e ainda por cima no poder está vários políticos corruptos que nós ainda somos os próprios culpados por pôr eles lá, você fica aí parado dizendo que o Brasil não vai pra frente porque já começou errado desde o início, que só há corrupção, que falta tantas coisas ao Brasil, mas espera aí, o que você está fazendo para mudar a realidade? Será se está sendo mais uma das causas para esse subdesenvolvimento? Não adianta de nada pensar só no que aconteceu, mas sim o que você pode fazer para reverter essa história, pois se você só vê nosso país de forma pobre e sem perspectivas você terá para sempre um país subdesenvolvido, mas se você vê além, tem perspectivas, confia na mudança você terá um país desenvolvido.
Mudar o nosso passado cruel não há como. Sair do Subdesenvolvimento? Talvez. Pagar a dívida? Temos chance. Mas mudar o fim dessa história meu caro só depende de nós. Isto só passa de uma escolha nossa mesmo, ou escolhemos ou se tornemos uma conseqüência dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário