quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pré-socráticos - Escola Jônica

Tales de Mileto
 
Tales nasceu na Jônia, na Ásia Menor, por volta de 625/4 a.C. Sua akmé (florescimento filosófico) se deu por volta do ano 585 a.C. Morreu aproximadamente em 558 a.C.
É, possivelmente, o primeiro filósofo grego, investigador das coisas da natureza como um todo. De suas idéias pouco se conhece, já que não se sabe se escreveu algo e não existem fragmentos de seus estudos. Tudo o que sabemos sobre ele provém do que nos foi transmitido pelos doxógrafos.
Segundo o historiador Heródoto, Tales foi um dos Sete Sábios da Grécia arcaica. Sua filosofia nos foi passada principalmente por Aristóteles, Teofrasto e Simplício.
Tales, ao que consta, foi político, engenheiro e comerciante. Foi ele que primeiro estudou as cheias do Rio Nilo, desfazendo os mitos que as narravam. Fez ainda algumas descobertas astronômicas e matemáticas, razão pela qual Aristóteles o consagra como fundador da teoria cosmológica.
A phýsis de Tales é a água, que, para ele, era o princípio de todo o Universo. A água é o principio do devir, isto é, da mudança e do movimento.
Segundo Marilena Chauí, "Tales considera que as coisas são viventes ou animadas e por isso se transformam e se conservam. A água faz todas as coisas e é a matéria e a alma de todas elas".
Tales chegou a afirmar, segundo nos relata Aristóteles, que a água está sob a terra, levado a esta conclusão por ver que o alimento de todas as coisas é úmido, e que o próprio quente dele procede e dele vive.

Anaximandro de Mileto

Anaximandro foi um sucessor de Tales. Nasceu por volta de 610 a.C. e morreu aproximadamente em 547 a.C. e de sua vida praticamente nada se sabe. Foi geógrafo, matemático, astrônomo e político. Relatos nos dão conta de que escreveu um livro, posteriormente chamado "Sobre a natureza".
Atribui-se a Anaximandro a confecção de um Mapa-Mundi com o mundo então conhecido. Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total.
Para Anaximandro, a phýsis não é a água ou qualquer outro elemento, mas o apeíron, isto é, alguma natureza diferente, ilimitada e infinita, de onde vêm os céus e os mundos neles contidos.
Anaximandro foi o primeiro a usar a palavra princípio, que é o elemento primordial das coisas. Não se trata simplesmente da mistura de vários elementos corpóreos, mas é a matéria em que os elementos ainda não estão distintos e que, por isso, é infinita, indeterminada e indefinida.

Anaxímenes de Mileto

Ao que consta, Anaxímenes foi discípulo e continuador de Anaximandro. Nasceu por volta de 585 a.C. e morreu próximo de 528/5 a.C. Filho de Euristrato, sua akmé se dá em 546-545 a.C.
Também escreveu uma obra intitulada posteriormente "Sobre a natureza". Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe luz do Sol.
Apesar de ser um discípulo de Anaximandro, Anaxímenes discorda de seu mestre já que, para ele, a natureza não é indefenida (embora concorde que é ilimitada). Sua phýsis é o ar, que diferencia-se nas substâncias, por rarefação e condensação, tornando-se fogo, vento, nuvem, água e, daí, terra, pedras e as demais coisas.

FONTE: http://www.webartigos.com/articles/5799/1/Pre-socraticos/pagina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário