Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Originalmente, as castas eram apenas quatro:
- os brãhmana (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma);
- os ksatrya (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma);
- os vaiśya (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ;
- os śudra (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.
À margem dessa estrutura social havia os dalits (coveiros), que vieram da poeira debaixo do pé de Brahma. Mais conhecidos como párias, sem casta, eram considerados intocáveis por todas as castas. Hoje são chamados de haridchans, haryans ou dalit. Com o passar do tempo, ocorreram centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.
A origem do sistema de castas é incerta. Segundo o hinduísmo, vem de Brahma, a divindade criadora do universo, mas parece ser proveniente da divisão entre os migrantes arianos - subgrupo dos indo-europeus que povoou a Península da Índia por volta de 1500 a.C., vindo do norte, pelo Punjabe - e os nativos (dasya), que se tornaram escravos. As primeiras referências históricas sobre a existência de castas se encontram em um livro sagrado dos hindus, o Manu, possivelmente escrito entre 600 a.C. e 250 a.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário