quarta-feira, 17 de junho de 2009

Contatos Sociais e Interação Social

(O Mamoeiro - Tarsila do Amaral)


Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É a base da vida social.


Tipos:


Primários - Contatos pessoais diretos. Forte base emocional exemplo familia.

Secundários - São os contatos impessoais, formais .exemplo trabalho, escola etc.

Isolamento social - caracterizado pela ausência dos contatos sociais (atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual ).

Interação social não é o simples contato, e preciso que haja interação, mudança do comportamento dos indivíduos envolvidos como resultado do contato e da comunicação que se estabelece. O processo social mais importante é a interação. Todos os processos sociais são diferentes tipos de interação. Por isto, a interação é o processo social geral. A interação é o processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais. A influência entre os agentes sociais é recíproca quando os agentes estão fisicamente próximos entre si, em contato direto, ou quando há, de qualquer modo, a possibilidade de reação por parte de todos os agentes envolvidos no processo: quando converso com uma pessoa, seja em contato face a face, seja por telefone, ou mesmo quando me comunico com alguém através de carta, por exemplo. A influência é unilateral quando algum dos agentes em interação está presente no processo apenas de forma indireta e, desse modo, pode influenciar, mas não pode ser influenciado pelo outro . Quando, por exemplo, leio algum livro, sou influenciado, mas, em geral, não influencio o seu autor, seja porque eu não tenha como entrar em contato com ele, seja porque ele esteja morto. O mesmo tende a acontecer quando vejo um filme ou assisto televisão. A unilateralidade predominante na interação feita com a intermediação dos modernos meios de comunicação de massa – cinema, rádio, televisão, jornal – é um eficientíssimo e, por isto mesmo, perigoso instrumento de dominação e manipulação das massas, através da transmissão de crenças e valores, bem como, em conseqüência, da formação de opiniões e atitudes.
Como podemos ver, a sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas.

Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada compartilhando diariamente contatos sociais.


(Texto de Orlando Augusto Nunes)

7 comentários:

  1. fou bom o aprendizado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ESCELENTE!!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk foi minha professora que escreveu

    ResponderExcluir
  4. Um linguagem bem culta.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. O texto e bem expressivo, mas consta palavras que são repetidas varias vezes que podiam ter sido substituídas por algumas palavras semelhantes que não fossem repetitivas. Fora isto o texto esta esclarecedor.Parabéns.
    Critica disfarçada de elogio...
    hihihihihihihi...

    ResponderExcluir
  6. quais são as cores predominantes desse quadro???

    ResponderExcluir