terça-feira, 2 de junho de 2009

História do Ceará - período colonial - parte 2



  • No inicio do século XVIII a ocupação do território cearense se deu por meio da pecuária. A pecuária foi uma atividade complementar da cultura de cana-de-açúcar.

  • Conforme o historiador Capistrano de Abreu a ocupação do interior do Ceará deu-se de duas formas: a do Sertão de dentro (comandada pelos baianos e feita no sentido interior) e a do Sertão de fora (comandada pelos pernambucanos e feita no sentido litoral).

  • O governo português estimulou a ocupação do interior cearense com o aumento das doações de sesmarias*.

  • Os fatores que favoreceram o desenvolvimento da pecuária no Ceará foram: o pasto abundante, as doações de sesmarias, o solo salino, o baixo investimento de capital e o próprio produto, o boi.

  • Muitos proprietários de terras no interior viviam no litoral, onde também possuíam terras destinadas à cana-de-açúcar, deixando, assim, as suas fazendas aos cuidados dos seus vaqueiros, na grande parte, mestiços.

  • A carne bovina começa a ser comercializada nas outras capitanias, favorecendo o surgimento de rotas e vilas comerciais (a cidade de Iço, por exemplo). No entanto, devido ao desgaste físico sofrido pelos bovinos (emagrecimento), as perdas financeiras eram notórias, fazendo surgir uma nova forma de comercializar a carne bovina: o charque.

  • As charqueadas** surgem na metade do século XVIII, utilizando-se do processo indígena de salgar a carne, eliminando as perdas financeiras provocadas pelo sistema anterior.

  • Um clássico exemplo das mudanças sociais e econômicas ocorridas com o surgimento das charqueadas foi a cidade de Aracati, que tornou-se um grande entreposto comercial, sendo elevado a categoria de vila em 1748, numa tentativa da Coroa portuguesa em arrecadar mais impostos, o que acabou favorecendo o surgimento de novos pontos comerciais, já que os produtores buscavam não pagar tantos impostos.

  • Nas últimas décadas do século XVIII a influência climática (seca), a concorrência do charque vindo do Rio Grande do Sul e a cultura do algodão (cotonicultura) provocaram o declínio das charqueadas que só voltariam a se restabelecerem no século XIX, mas não com a mesma força.

  • Com o surgimento da Revolução Industrial (Inglaterra), onde há uma forte presença de fábricas têxteis, o mercado externo passou a exigir um maior produção do algodão. Soma-se a esse fator, também, a Guerra de Independência dos EUA, que era o maior fornecedor de algodão naquele momento. O apogeu da cotonicultura deu-se com a Guerra de Secessão dos EUA.

    * sesmarias = lotes e terras que a coroa portuguesa cedia para o cultivo.
    ** charqueadas = estabelecimento onde se charqueia a carne.

(Fontes: História do Ceará (Coord. Simone de Souza) e História do Ceará - dos índios à geração cambeba (Aírton de Farias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário