domingo, 28 de junho de 2009

RESUMAÇO DE GEOGRAFIA 1° ANO!!!!!!!!!!!!!!


Taí galerinha do 1° ano, agora é só esperar o 10 bem grandão na prova.................

CAPITALISMO E ESPAÇO GEOGRÁFICO

*A partir dos séculos XV e XVI, o comércio causou uma transformação radical na organização e nas relações espaciais.
*A expansão da rede comercial incorporou e provocou o desenvolvimento tecnológico.

1ª FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

*O Capitalismo Comercial inaugurou o comércio em larga escala e intercontinental, integrando América, África, Europa e Ásia.
*Mercantilismo - doutrina econômica e política do capitalismo comercial, teve como características:

· fortaleceu a unificação territorial;
· deu origem aos Estados nacionais europeus;
· Os Estados europeus acumularam riquezas com o protecionismo;
· Os Estados ampliaram-se nas relações espaciais com a escravização e comercialização da mão-de-obra escrava africana, com a exploração colonial(monocultura e metalismo) e conseqüentemente, com a intervenção total na economia;
· Estabeleceu a Divisão Internacional do Trabalho entre os países em fase de industrialização e as colônias fornecedoras de produtos agrícolas e minerais.

*Ao mesmo tempo que se desenvolvia o comércio em larga escala, ocorria o desenvolvimento da manufatura.
*A mais profunda transformação espacial ocorreu com a introdução da indústria moderna na Inglaterra, que marcou o inicio do Capitalismo Industrial.
*A industrialização ampliou a divisão do trabalho dentro da unidade de produção (a fábrica) e no interior da sociedade de cada país.
*O regime assalariado é a relação de trabalho mais adequada ao capitalismo. O trabalhador assalariado possui maior produtividade e renda para o consumo.

2ª FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

*Com o aumento da produção industrial, a partir de meados dos séculos XIX, as fábricas passaram a necessitar de mais matérias-primas, de energia, de mão-de-obra e de mercados para os seus produtos.
*Ao contrário do período mercantilista, nessa nova etapa do capitalismo o Estado não mais intervinha na economia, que passou a funcionar segundo a lógica do mercado – doutrina econômica conhecida como liberalismo.
*No final do séc. XIX, as empresas cresceram rapidamente, levando a uma acirrada concorrência, que acabou favorecendo o surgimento das concentrações financeiras:

1 – Monopólio
2 – Oligopólio
3 – Truste
4 – Cartel
5 – Holding

*Com o crescente aumento da produção e a industrialização expandindo-se para outros países, acirrou-se a concorrência. Era cada vez maior a necessidade de garantir novos mercados consumidores, novas fonte de matérias-primas e novas áreas para investimentos lucrativos, dando início ao Imperialismo.
*As potências da Europa retalharam o continente africano e uma parte da Ásia em busca de matérias-primas baratas e novos consumidores.
*No Capitalismo financeiro os bancos assumem um papel mais importante como financiadores da produção. As empresas vão deixando de ser familiares e se transformam em sociedades anônimas de capital aberto, ou seja, em empresas que negociam suas ações em bolsas de valores.

3ª FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

*Após a 2ª Guerra Mundial o capitalismo entra numa nova fase – Capitalismo informacional – quando, gradativamente, disseminam-se empresas, instituições e diversas tecnologias (robôs, computadores, Internet, etc.).
*O capitalismo continua industrial e financeiro, mas a característica fundamental dessa fase é crescente importância do conhecimento.
*Atualmente as indústrias estão próximas a universidades e centros de pesquisas, onde se desenvolvem os tecnopolos.
*O capitalismo é cada vez mais informacional e global. Globalização é o atual momento da expansão capitalista.
*Hoje o mundo é praticamente sinônimo de planeta. Entretanto, quando a longa aventura da mundialização capitalista foi iniciada, em fins do séc. XV com as Grandes Navegações, o planeta era composto por vários “mundos” que nem sabiam da existência de outros.
*O capitalismo atingiu o estágio planetário, a atual fase de globalização desenvolve-se em um mundo quase integrado, evidentemente controlado pro alguns centros de poder econômicos e políticos. A globalização tem “comandantes” concentrados em poucos lugares.
*A globalização, por ser um fenômeno econômico, político e cultural, é responsável pela manutenção da desigualdade econômica entre os países do globo e pelo processo, “lento” e aniquilador, de aculturação.
*Os principais instrumentos usados para manter este desequilíbrio são os organismos internacionais como o FMI, a OMC, o GATT e o BIRD.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
TAYLORISMO
- separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos
- racionalização da produção
- controle do tempo
- estabelecimento de níveis mínimos de produtividade
FORDISMO
- produção e consumo em massa
- extrema especialização do trabalho
- rígida padronização da produção
- linha de montagem
TOYOTISMO
-Mecanização flexível
-Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra
-Implantação de sistemas de controle de qualidade total
-Personificação dos produtos
-Controle visual
JUST IN TIME
· Flexibilizar a empresa
· Produzir somente os produtos necessários
· Produzir com qualidade requerida
· Melhor atendimento ao cliente
· Menor perda (maior valor agregado ao produto)
· Reduzir estoques em processo, produtos acabados e eventualmente matérias-primas
· Reduzir custos de fabricação
· Gerar espaço de Fábrica
· Produzir por métodos que permitam o envolvimento das pessoas (moral, satisfação, desenvolvimento, autocontrole)
01. (UFC) A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.
a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.
b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.
c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.
d) Um método mais ágil e flexível, foi desenvolvido, adaptado ao mercado, que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.
e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como "taylorismo".

02. (UECE) A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização:
I - A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
II - A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário.
III - Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.
É(são) correta(s) apenas
a) I e III
b) II e III
c) II
d) I
gabarito 1-d/2-d/

Nenhum comentário:

Postar um comentário