terça-feira, 16 de junho de 2009

Questões de Geografia_1° ano

01. (CEFET/PR-05) A globalização (ou mundialização) econômica atual pode ser caracterizada como uma interdependência e interligação nos campos econômico, político, social e cultural, com a integração acelerada dos mercados nacionais e a internacionalização da produção e do capital, e a criação de padrões e comportamentos no mundo inteiro.
A este respeito, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa que contenha apenas descrições que correspondam às características da atual globalização em curso.

I) Grande intensificação das trocas comerciais, de serviços e de capitais entre as nações.
II) Formação e fortalecimento de megablocos comerciais supranacionais, que provocaram a queda das barreiras alfandegárias entre blocos regionais de países.
III) Necessidade de mão de obra mais especializada e mais bem qualificada para suprir o uso intenso de tecnologia.
IV) Processo centrado de maneira igualitária entre todos os países, pois o grau de desenvolvimento não interfere no crescente processo de trocas comerciais.
V) Nações pobres inseridas neste processo têm participação decisiva na produção mundial, e suas funções, mesmo dentro de um contexto global, estão subordinadas aos interesses locais principalmente.

a) I, II e III.
b) I e II.
c) I.
d) III, IV e V.
e) I, II, III e IV.

02. (PUC/RS-06) No mundo globalizado, os fluxos de capital revelam atuações internacionais e reforçam o processo de interdependência das economias. Os investimentos de capitais em forma de títulos públicos ou ações negociadas em bolsas de valores, que evidenciam o surgimento de cidades globais, são chamados de:

a) investimentos produtivos.
b) investimentos financeiros.
c) fluxos de comércio.
d) fluxos industriais.
e) distribuição monetária.

03. (CEFET/CE-03) A economia industrial do século XX desenvolveu-se sobre a base da aplicação da eletricidade à produção e da reorganização das fábricas em torno de linha de montagem. Essas inovações, introduzidas na fábrica de automóveis, disseminaram-se por todos os setores e permitiram a produção, em série, de mercadorias estandardizadas para mercados de massa. O aprofundamento da divisão do trabalho, o emprego de mão-de-obra numerosa e semiqualificada e a utilização intensiva de energia são características associadas à (ao):

a) fordismo
b) taylorismo
c) just in time
d) toyotismo
e) produção flexível

gabarito: 1-a; 2-b; 3-a


Nenhum comentário:

Postar um comentário