sexta-feira, 22 de maio de 2009

Para refletir.......refletir............


Ditadura da Televisão
(Ponto De Equilíbrio)
Composição: Lucas Kastrup / Diogo Viana

Na infância você chora, te colocam em frente da TV
Trocando as suas raízes por um modo artificial de se viver.
Ninguém questiona mais nada, os homens do “poder” agora contam sua piada
Onde só eles acham graça, abandonando o povo na desgraça
Vidrados na tv, perdendo tempo em vão
Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação!
O interesse dos “grandes” é imposto de forma sutil
Fazendo o pensamento do povo se resumir a algo imbecil:
Fofocas, ofensas, pornografias
Pornografias, ofensas, fofocas
Futilidades ao longo da programação
Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação!
Numa manhã de Sol, ao ver a luz
Você percebe que o seu papel é resistir, não é?
Mas o sistema é quem constrói as arapucas
E você está prestes a cair
Da infância a velhice, modo artificial de se viver
Alienação, ainda vivemos aquela velha escravidão.
Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sociabilidade e Socialização

(Morro da Favela - Tarsila do Amaral)


A capacidade humana de se socializar.

A humanidade se encontra em constante evolução, sendo sua tendência natural abandonar a ideologia do egocentrismo (aquele que considera seu próprio "eu" como o centro de tudo). Os seres humanos, por mais que se acham auto-suficientes, necessitam de seus semelhantes para sobreviver, criar formas de expressão cultural, comunicar-se, perpetuar a espécie e obter realização plena como indivíduos.
O que forma o caráter humano nos indivíduos da espécie humana é a convivência em grupo. A convivência social desde o surgimento da humanidade possui em seu contexto a competição pelos bens, competição essa que jamais terá fim, unicamente pelo fato de cada pessoa constituir um universo próprio de desejos maternais, cuja necessidade de regras gerais é a de definir limites que proporcionem a invasão dos direitos de cada indivíduo. E é a sociabilidade que capacita naturalmente o ser humano para a convivência em sociedade, desenvolvendo-se pelo meio da socialização.
É por meio da socialização que a espécie humana se integra entre si ao grupo em que nasceu, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos de seu grupo. Nossa socialização acontece quando participamos da vida em sociedade, assimilando todas as suas principais características. Tendo por definição que quanto mais coerente for a socialização, mais sociável ele tenderá a ser.
Com a constante evolução humana, a forma atual de sociabilidade absorve características diferentes da sociedade antes do século XXI. O tribalismo é uma das formas de expressão dos novos tipos de sociabilidade. Exemplos de tribos são os punks, os surfistas, os skinheads, as torcidas organizadas de futebol, gangues da periferia urbana, ente outros.
São as afinidades ou interesses momentâneos em comum que fazem com que se reúnam. São diversas as tribos que estão surgindo conforme a evolução da sociedade e as tecnologias do século XXI, uma das mais polêmicas é a das comunidades virtuais que habitam o ciberespaço, dando origem a um novo tipo de sociabilidade.
Enfim, tudo o que envolve a sociabilidade e a socialização depende da identificação e da predisposição de cada indivíduo, sendo da natureza humana a necessidade de estar e participar de um grupo social.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Grécia Antiga - continuação


Prosperidade e Escravismo... Liberdade e Escravidão...


A condição da prosperidade das póleis gregas estava fundada na utilização intensiva da mão-de-obra escrava.
Graças a ela também, os cidadãos gozavam de tempo livre para participar da vida pública: a escravidão era a condição estrutural da liberdade na pólis do período clássico.

Gregos contra persas: as Guerras Médicas
Entre os séc. VI e V a.C., a expansão do Império Persa (medos), que já envolvera as colônias gregas da Ásia Menor, passou a ameaçar a própria Grécia continental...
Sob a liderança conjunta de Atenas e Esparta os persas são derrotados em 480 a.C.
Afastada a ameaça persa sobre o continente, Esparta se retira da guerra. Atenas e outras cidades continuam a luta para expulsa-los do mar Egeu e da costa asiática e formam a Liga de Delos, confederação onde cada cidade-membro contribuía com homens, navios e dinheiro para o tesouro comum.
Presidida por Atenas, a Liga de Delos torna-se um instrumento para tentar impor sua hegemonia sobre toda Grécia. Parte do tesouro da Liga, inclusive, servirá para o embelezamento de Atenas.

Gregos contra gregos: a Guerra do Peloponeso - “o suicídio profundo da Grécia das cidades...
Frente a ameaça da hegemonia ateniense, Esparta lidera um conjunto de cidades reunidas na Liga do Peloponeso. O confronto, a Guerra do Peloponeso, iniciado em 431 a.C., durou 28 anos, e terminou com a derrota ateniense - e o esgotamento de toda a Grécia.
Felipe e Alexandre da Macedônia...
A supremacia de Esparta teve curta duração, sendo seguida pela hegemonia de Tebas e por um período de perturbações generalizadas. No séc. IV a.C. as cidades gregas estavam esgotadas por décadas de guerra: nenhuma delas tinha condições de impor um projeto político próprio. Divididas, foram dominadas pelos macedônios, um reino ao norte da Grécia, liderados por Felipe II...
A política expansionista de Felipe II teve continuidade em seu filho e sucessor Alexandre, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou o Império Persa...

Helenismo...
A fusão das culturas das várias regiões asiáticas conquistas por Alexandre com os valores gregos deu origem a uma nova manifestação cultura, o helenismo, que teve como centro as cidades de Alexandria e Pérgamo.
Após a morte de Alexandre, o império foi dividido em três grandes reinos... Entre os séculos II e I a.C. todos foram conquistados pelos romanos.

“Ainda hoje, depois de termos abandonado tantos credos e cosmologias, o conceito de vida dos gregos nos entusiasma e exalta. O pensamento e as teorias dos gregos estão estreitamente ligados na trama de nossa vida, quase que sem o percebermos, e só esse motivo é suficiente para procurarmos conhecer os gregos e analisar o valor e o alcance do que realizaram. Nenhum povo tem o direito de desprezar suas origens, e o mundo moderno deve tanto á Grécia que não pode receber com irrefletida ingratidão o que ele herdou.”

(todos os textos acerca da Grécia Antiga foram retirados do site ClioHistoria)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ética e Moral


"Os moralistas são pessoas que coçam onde os outros têm comichão". (Mafalda)

A Filosofia Moral distingue entre ética e moral. Ética tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que apontam qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o "justo": é o conjunto de regras que fixam condições eqüitativas de convivência com respeito e liberdade. Éticas cada qual tem e vive de acordo com a sua; moral é o que torna possível que as diversas éticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas às outras. Por isso mesmo, a moral prevalece sobre a ética.No terreno da ética estão as noções de felicidade, de caráter e de virtudes. As decisões de qual propósito dá sentido à minha vida, que tipo de pessoa eu sou e quero vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situações de medo, de excassez, de solidão, de arrependimento etc. são todas decisões éticas.No terreno da moral estão as noções de justiça, ação, intenção, responsabilidade, respeito, limites, dever e punição. A moral tem tudo a ver com a questão do exercício do direito de um até os limites que não violem os direitos do outro.As duas coisas, claro, são indispensáveis. Sem moral, a convivência é impossível. Sem ética, é infeliz e lamentável. Diz-se que quem age moralmente (por exemplo, não mentindo, não roubando, não matando etc.) faz o mínimo e não tem mérito, mas quem não age moralmente deixa de fazer o mínimo e tem culpa (por isso pode ser punido). Por outro lado, quem age eticamente (sendo generoso, corajoso, perseverante etc.) faz o máximo e tem mérito, mas quem não age eticamente apenas faz menos que o máximo e deixa de ter mérito, mas sem ter culpa (por isso não pode ser punido, mas, no máximo, lamentado).


(texto extraído do blog Filósfo Grego)

Grécia Antiga - Atenas


Atenas - Sociedade:


*eupátridas: representados pelos grandes proprietários;


*georgóis: pequenos proprietários


*demiurgos, ou povo ateniense: artesãos, comerciantes e camponeses.

**Nota: cidadão ateniense era necessariamente apenas os filhos de pai e mãe ateniense.
Os estrangeiros (metecos) e os escravos, não eram considerados cidadãos.
Também as mulheres e crianças, ficavam á margem, consideradas como parte do corpo cívico da pólis, sem gozar de direitos políticos (cidadania).

*Portanto, lembre-se: a comunidade da pólis clássica, independentemente de como se dividiu internamente, ergueu-se sobre uma maioria excluída da participação política.

Atenas - Evolução Política


*até meados do séc. VIII a.C. era uma monarquia, cujo rei (basileus) acumulava as funções de chefe religioso, militar e jurídico ...


*a partir dai a aristocracia eupátrida se fortalece em detrimento do poder dos reis: o governo passa a para as mãos de uma oligarquia de nobres, os arcontes, que formavam o Arcontado.


*à medida em que a nobreza se apropriava das terras cultiváveis e, consequentemente, adquiria maior poder, os pequenos proprietários empobreciam e endividavam-se: perdiam suas propriedades e podiam tornar-se escravos por dívidas.


*em meados dos séc. VII a.C. Atenas é envolta em lutas entre o demos (povo) e os eupátridas. Os comerciantes davam apoio ao povo...


*como resultado dessa crise, surgiram os legisladores ou reformadores...

Atenas: os legisladores...


*Drácon (621 a.C.) redige um duro código de leis que deveria ser obedecido por todos, mas os privilégios da aristocracia permanecem;
*Sólon (594 a.C.) acaba com a escravidão por dívidas e substitui o critério de nascimento pelo de riqueza para a participação política do cidadão (censitário);


Atenas: as tiranias...


*Pisístrado (561 a.C.), apoiado pelo partido popular realiza uma reforma agrária, distribuindo terras e créditos aos camponeses pobres... mas seus sucessores não conseguiram dar continuidade à sua política
*Clístenes (506 a.C) marca o fim das tiranias e empreende uma série de reformas político-administrativas que dão origem à democracia ateniense, ampliando a participação política de uma parcela maior da população ateniense.

Atenas - A Democracia: O século de ouro


*Durante o governo de Péricles (461-429 a.C.), a democracia ateniense atinge sua plenitude, estabelecidos os princípios:
*da isonomia: igualdade de todos perante a lei;
* da isegoria: igualdade de direito ao acesso à palavra na assembléia;
* da isocracia: igualdade de participação no poder.
* A democracia era direta, mediante ao comparecimento do cidadão à Assembléia (Eclésia).
* A Assembléia era um comício ao ar livre e suas decisões representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, na legislação, nas obras públicas. As reuniões eram freqüentes e todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. O povo não podia ser eleito para exercer cargos públicos, entretanto, constituiu-se como um tribunal que tinha o direito de julgar todos os casos importantes e eleger os administradores.

* Não se esqueça que a cidadania era restrita aos cidadãos, isto é., maiores de 18 anos, do sexo masculino e filhos de pai e mãe ateniense.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Só a libertação importa!!!!


Existe um povo que a bandeira empresta

P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria!... M

eu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,

Que impudente na gávea tripudia?

Silêncio. Musa... chora, e chora tanto

Que o pavilhão se lave no teu pranto!...

Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra

E as promessas divinas da esperança...

Tu que, da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança

Antes te houvessem roto na batalha,

Que servires a um povo de mortalha!...
Fatalidade atroz que a mente esmaga!

Extingue nesta hora o brigue imundo

O trilho que Colombo abriu nas vagas,

Como um íris no pélago profundo!

Mas é infâmia demais! ...

Da etérea plaga

Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!

Andrada! arranca esse pendão dos ares!

Colombo! fecha a porta dos teus mares!


(trecho da poesia Navio Negreiro de Castro Alves)

Todo Camburão tem um pouco de navio Negreiro

domingo, 10 de maio de 2009

Hora da Merenda!!!!!!!!


Salada de frutas refrescante com chantilly de ricota


2 maçãs verdes e 2 vermelhas pequenas

1 manga

2 kiwis

2 fatias finas de melão

8 morangos

2 ameixas vermelhas

2 peras duras pequenas

8 uvas verdes ou vermelhassuco de laranjaguaraná diet ou normalmanjericão e hortelã


Modo de preparo:


Picar as frutas bem miúdas, (maçãs, ameixas e peras com casca). Acrescentar 1 pires raso de café de manjericão picadinho e 8 folhas de hortelã picadinhas. Em seguida, 2 copos de suco de laranja, 1 copo de guaraná diet ou normal.Chantilly de ricota:½ kg de ricota fresca1 xícara (chá) de mel4 gotas de essência de baunilharaspinhas de 1 limão 200ml de água mineralModo de preparo:Bater no liquidificador a ricota e a água mineral por 05 minutos. Depois aos poucos acrescente o mel, as gotas de baunilha e por último a raspinha de limão com o liquidificador desligado. Misture delicadamente e sirva com a salada de frutas.Se preferir forre o fundo das tacinhas com um pouco de geléia de framboesa pronta.

Grécia Antiga - ESPARTA


Esparta foi fundada na Lacônia, na península do Peloponeso, pelos dórios que dominaram os antigos habitantes.
Para manter seus domínios, a aristocracia de origem dória montou uma estrutura organizada e isolada das demais póleis gregas, através de uma ação militar permanente. Daí a preocupação em fazer com que cada cidadão fosse elemento permanente do exército.

A sociedade em Esparta


os esparciatas ou espartanos: descendentes dos dórios, que gozavam de privilégios e viviam sob rígida disciplina militar;
os periecos: antigos habitantes da Lacônia. Embora fossem livres, não tinham direitos políticos.
os hilotas, escravos do Estado, sem direitos ou qualquer proteção legal; formavam a maioria da população.
O equilíbrio demográfico entre os esparciatas e os hilotas era garantido pela prática de massacres periódicos, entendidos como “exercícios militares” (krypteia);
A partir dos 7 anos, as crianças do sexo masculino eram entregues ao Estado para completar sua educação: “bem obedecer, resistir às fadigas e vencer em combate”;
As mulheres também recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico: eram mães e esposas de guerreiros. Gozavam de maior liberdade que as mulheres de outras póleis.

Esparta – Organização Política


Esparta era uma diarquia, i.é., dois reis reinavam ao mesmo tempo, com funções de caráter militar e religioso.
Gerúsia, um Conselho composto por 28 anciões (gerontes), cabia as decisões importantes e a elaboração das leis;

Ápela, assembléia formada pelos mais importantes cidadãos maiores de 30 anos, escolhia os gerontes e ratificava ou não as decisões da Gerúsia.
cinco Éforos (vigilantes) comandavam as reuniões da Gerúsia e da Ápela, além de fiscalizar a vida pública e econômica dos cidadãos.

Observe que, apesar dos nomes, a estrutura social é mais ou menos a mesma em todo mundo grego....
Repousa sobre um princípio de desigualdade entre os homens. De um lado, há o homem livre, do outro o escravo (“um objeto de propriedade animada”, nas palavras de Aristóteles), ou o dependente (o hilota em Esparta, por ex.), espécie de servo ligado à terra, com um status intermediário entre o escravo-mercadoria e o homem livre...

As pólis gregas (e a posterior República romana) tornaram a escravidão, pela primeira vez, absoluta na forma e dominante na extensão...
Em outras palavras, a pessoa do trabalhador é transformada num objeto, numa mercadoria e o trabalho escravo é utilizado intensivamente em todos os setores da economia e mesmo nos trabalhos domésticos e serviços públicos.

Mas entre os homens-livres, necessariamente gregos, só uma minoria participa do poder político...
São os cidadãos, i.é., os adultos (geralmente maiores de 18 anos) do sexo masculino, filhos de pais já cidadãos.
Mas mesmo entre os cidadãos, nem todos tem os mesmos direitos: em geral, há um hierarquia, na maioria das vezes baseada sobre a riqueza e variável de acordo com a natureza do regime político da pólis: oligarquia, tirania, democracia censitária, democracia radical...

A população da cidade compreende também um número considerável de homens livres, que, embora gregos, não pertencem ao corpo político nem ao corpo cívico da cidade...
São os estrangeiros de nascimento. Aqueles que se tornarem residentes permanentes de uma pólis gozam um status privilegiado mas sem possuir direitos políticos (os metecos em Atenas, por ex.)
Os estrangeiros não gregos eram, na própria Grécia, comerciantes, mercenários ou, mais freqüentemente, escravos.


sexta-feira, 8 de maio de 2009

GREVE DOS PROFESSORES!!!!!!!!!!

Greve: última opção
Sex, 08 de Maio de 2009

O Sindicato – APEOC fez o que foi possível, negociando com o governo Cid Gomes encontrar respostas ao cumprimento dos consagrados direitos dos professores previstos em leis.
Portanto, a greve foi a última opção da categoria e o seu êxito depende da sociedade perceber que não pagar salário justo nem cumprir o que determina ato jurídico perfeito é fazer contramão na educação.
O Jornal O Povo, edição de hoje, sexta-feira, em editorial “IMPASSES OBTUSOS” comenta com cristalina lucidez as causas e conseqüências da greve dos professores da Educação Básica do Estado e pede comentário sobre a linha deste editorial, através da internet: www.opovo.com.br.
“IMPASSES OBTUSOS”
“Greve de professor não é bom para ninguém, sendo mais inteligente evitá-la a qualquer custo, pois os prejuízos sempre serão menores do que os produzidos por uma paralisação.
Professores do Estado decidiram, ontem, em assembléia geral no Ginásio Aécio de Borba, paralisar suas atividades, na Capital e no Interior. A greve foi escolhida como instrumento de pressão para obter do governo o pagamento da progressão salarial horizontal, nos termos da lei de 1993 que, segundo eles, garante 5% de reajuste para a categoria. O governo mais uma vez acena com um abono.
Greve de professores é, sem dúvida nenhuma, um grande transtorno para os alunos e suas famílias, visto que interrompe o processo de formação escolar, com prejuízos inevitáveis para todos, sobretudo os alunos. Para os professores, também, o desconforto por lançar mão desse recurso é incontornável, tanto pelos prejuízos em sua rotina (visto que sempre terão de repor as aulas), como pelo desgaste inevitável perante a opinião pública, ainda quando cobertos de razão.
De fato, para o bem de todos, o melhor seria que não se chegasse a esse impasse. Por parte da sociedade – é verdade - há a percepção de que a categoria é uma das mais injustiçadas do Brasil. Os ganhos estão sempre muito aquém daquilo que seria justo receber. A conseqüência disso é que o professor tem de se entregar a uma roda-viva esgotante, retalhando-se por várias salas de aulas e unidades de ensino para somar os recursos mínimos para se manter. Além do desgaste físico e emocional (hoje é uma das categorias mais ameaçadas pela violência reinante na rede pública de ensino em várias partes do País), não tem tempo para se informar, nem dinheiro para adquirir livros, jornais e outros meios necessários à atualização de seus conhecimentos.
Quem perde com tudo isso não é apenas o professor e o aluno, mas a sociedade por inteiro. Alunos desprovidos de fundamentos de ensino sólidos significam a fragilização do próprio desenvolvimento do País, como todos sabem. Na sociedade do conhecimento, não é mais possível fechar os olhos a essa vulnerabilidade, como se fazia no passado recente. Ter boas escolas e professores preparados e bem remunerados significa a condição sine qua non para a viabilização de uma sociedade, no mundo de hoje. Não é apenas para “fazer bonito” e vender uma imagem de “civilizado”, como se difundia no passado, mas de transparecer que se está preparado para responder aos desafios da contemporaneidade, por se estar lastreado em uma sólida base educacional, capaz de absorver e produzir conhecimento.
É verdade que o Estado contemporâneo, por conta de um erro de condução estratégica, vê-se hoje desprovido de meios para responder satisfatoriamente às demandas da sociedade. O Brasil, principalmente – e o Estado do Ceará, em particular –, paga um alto preço por conta de opções históricas erradas, e não é do dia para noite que isso poderá ser recuperado. As limitações para os governos são muitas, mas seria cegueira não “antenar” para o valor estratégico da educação. E esta não se faz sem educadores”.
(texto retirado do site da APEOC – Associação dos Professores do Estado do Ceará – www.apeoc.org.br)

Se liga no som!!!!!

Puro T !!!!!


mbo

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lei seca!!!!!!!!


QUESTÕES DE GEOGRAFIA 2° ANO – REVISÃO PARA A PROVA



01. O sistema capitalista nas suas origens, passou por uma fase conhecida como mercantilista, todas são características do mercantilismo exceto:

a) a intervenção estatal na economia
b) a adoção do metalismo
c) o protecionismo alfandegário
d) a formação dos monopólios
e) a divisão dos lucros entre o povo e a nobreza

02. Marque a opção errada:

a) cartel é o acordo entre empresas independentes para atuação coordenada, especialmente no sentido de restringir a concorrência e elevar os preços
b) oligopólio é a situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de grandes empresas
c) holding é uma concentração de empresas, em que uma grande empresa ou organização controla outras menores geralmente pela aquisição majoritária de suas ações
d) truste é fusão de uma única empresa para controlar o mercado
e) monopólio é o direito ou privilégio exclusivos sobre o mercado

03. Acerca da organização do trabalho e da produção é correto afirmar que:

a) Henry Ford foi o criador de um processo de produção que dividia e hierarquizava o trabalho, onde cada trabalhador realizava uma etapa do processo produtivo.
b) Frederick Taylor propôs a união do trabalho manual e intelectual, dando base fundamentais ao fordismo.
c) O modelo toyotista é caracterizado pelo seu baixo nível tecnológico e organizacional.
d) O processo conhecido como just in time tem como característica básica os estoques imensos
e) No modelo fordista proposto por Taylor, os trabalhadores não dependiam das famosas esteiras.

04. (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira, política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) a maioria das instituições financeiras globais tem suas sedes localizadas nos países subdesenvolvidos
b) o avanço da informática e das telecomunicações e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais
c) o Estado intervém diretamente na economia por meio de potentes investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais
d) as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se, da mesma forma, nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos
e) n.d.a.

05. (UECE) Recentemente, os chefes políticos dos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Canadá discutiram em Lyon (França) os riscos e as chances para a economia mundial. Estes países constituem:

a) os pólos da nova ordem mundial
b) o grupo dos países mais ricos do mundo – o G 7
c) os únicos países que formam o FMI
d) os pólos das novas regiões geoeconômicas ou mercados comuns

06. (UFC) Sobre as fontes de energia é correto afirmar que:

a) as fontes renováveis de energia, tais como: a solar, a eólica e a geotérmica, apresentam sérios problemas de poluição ambiental
b) o risco de acidentes nucleares e o destino do lixo atômico constituem-se problemas irrelevantes para o ambiente
c) o carvão mineral foi a fonte de energia mais utilizada na 1ª Revolução Industrial, enquanto que o petróleo foi a principal fonte de energética na 2ª Revolução Industrial
d) o aproveitamento da biomassa vegetal como fonte de energética e a ampliação das áreas de cultivo e pastagens tem contribuído para a devastação das florestas do globo
e) a prospecção do petróleo realiza-se principalmente nos planaltos continentais cristalinos

07. Acerca da classificação das indústrias é falso afirmar que:

a) as indústrias leves gastam menos energias
b) as indústrias tradicionais utilizam grande quantidade de mão-de-obra em regime fordista
c) as indústrias de bens de consumo são aquelas que produzem bens para outras indústrias
d) as indústria extrativas são as responsáveis pela extração dos recursos naturais
e) as indústrias de bens de capital produzem equipamentos para outras indústrias

08. Os fatores locacionais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se deseja instalar. Os principais fatores que atraem as indústrias são, menos:

a) fontes de energia
b) mercado consumidor
c) incentivos fiscais
d) mão-de-obra de baixa qualificação
e) ausência de infra-estrutura de transporte

09. (UECE) Constitui uma das principais características do processo de globalização da economia e do consumo:

a) o aumento da exclusão social e das desigualdades entre os países
b) a desconcentração de renda, favorecida pela integração econômica entre os países
c) a diminuição da fragilidade econômica e institucional da maioria das nações de baixa renda
d) a diminuição dos conflito étnicos e religiosos

10. Todas são estruturas geomorfológicas do Ceará, exceto:

a) Chapada das Mangabeiras
b) Planalto da Ibiapaba
c) Chapada do Apodi
d) Chapada do Araripe
e) Maciço do Baturité

sábado, 11 de abril de 2009

Hardcore na veia!!!!!!!!



A pedido, vai um hardcore, banda Dead Fish, do Espírito Santo, valeu!!!!!!!

EXISTENCIALISMO - 3º ANO

Ø Sartre e o existencialismo

Ä “o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada” (Sartre).
Ä “o homem é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após o impulso para a existência” (Sartre)..
Ä O sufixo ex da palavra existir significa “fora”. Ora só o ser humano existe porque, sendo consciente, é um “ser-para-si”, já que a consciência é auto-reflexiva, pensa sobre si mesma, é capaz de pôr-se “fora”de si.
Ä A consciência distingue o ser humano da coisas e dos animais, que são “em-si”, ou seja, não são capazes de se colocar “do lado de fora” para se auto-examinarem.
Ä “Se Deus não existe, então tudo é permitido” (Dostoiévski). Os valores não são dados nem por Deus nem pela tradição: só ao próprio indivíduo cabe inventá-los.
Ä A má-fé é a atitude característica de quem finge escolher, sem na verdade escolher. Imagina que o seu destino está traçado; aceira as verdades exteriores, “mente”para si mesmo e simula ser ele próprio o autor dos seus atos.
Ä A má-fé se caracteriza pelo fato de o indivíduo dissimular para si mesmo, com o objetivo de evitar fazer uma escolha pela qual possa se responsabilizar.
Ä Sartre chama de espírito de seriedade esse comportamento de recusa da liberdade para viver o conformismo da ordem estabelecida e da tradição.
Ä “quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens” (Sartre).
Ä “Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade” (Sartre).

QUESTÕES GEOGRAFIA 1° ANO


Questões que são "idênticas" às da prova, vai ser um monte de 10!!!!!!!!!!!!

01. Leia as afirmativas abaixo:

I – Povo é o conjunto de pessoas que se identificam pela língua, costumes, tradição e histórias comuns.
II – Nação é agrupamento de pessoas que vivem em um território, tendo leis e governo próprios.
III – Etnia é o agrupamento humano quanto à origem cultural
IV – Raça são populações que habitam em áreas mais ou menos isoladas e que diferem das outras espécies pela freqüência de características hereditárias.

Da leitura das assertivas, é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira
b) apenas III é verdadeira
c) apenas IV é verdadeira
d) apenas I e II são verdadeiras
e) apenas I, II, III e IV são verdadeiras

02. (UFC) A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado de Pangéia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes:

a) Oceania e América do Norte
b) Europa e Oceania
c) América do Sul e África
d) África e América do Norte
e) Antártica e Europa

03. Sobre o conceito da palavra espaço é correto afirmar que:

a) o espaço sideral é o meio concreto de que os seres humanos dispõem para garantir a sua subsistência
b) o espaço artificial é o mesmo que natureza primitiva
c) o espaço geográfico se relaciona com a dinâmica da natureza e com o contínuo movimento de transformação da sociedade
d) o espaço natural não sofre com as ações do homem
e) n.d.a.

04. (UEVA) Esta Era da Terra caracteriza-se por prolongados e imensos processos de erosão e sedimentação, enquanto as imensas e exuberantes florestas alimentaram uma crescente e variada fauna de gigantescos e monstruosos lagartos – os sáurios.

a) Cenozóica
b) Mesozóica
c) Paleozóica
d) Arqueozóica

05. (UEVA) Rochas que resultam da destruição de rochas mais antigas e de transformações sofridas por outros materiais, de origem química e orgânica. Ex. carvão mineral

a) rochas magmáticas ou eruptivas
b) rochas sedimentares
c) rochas metamórficas
d) rochas intrusivas

06. (UEVA) Em outubro de 2002 o vulcão Etna, na Sicília (Itália) considerado o mais ativo da Europa, após uma série de pequenos tremores entrou em erupção. Alguns dias depois, outra área do país sofreu violentos terremotos.
As instabilidades tectônicas atuais, representadas por vulcanismos e terremotos, encontram-se relacionadas às:

a) estruturas sedimentares páleo-mesozóica, portadores de intercalações basálticas
b) zonas de dobramentos antigos, reativadas por efeitos orogênicos posteriores
c) calota polares, responsáveis pela subsidência nas camadas internas da Terra
d) zonas orogenéticas modernas ou dobramentos recentes, datados do terciário

07. Todos são minerais metálicos, menos:

a) mercúrio
b) cobre
c) urânio
d) enxofre
e) ouro

08. Todos são estruturas sedimentares do Ceará, exceto:

a) serra da Meruoca
b) Planalto da Ibiapaba
c) Chapada do Apodi
d) Chapada do Araripe
e) n.d.a.

09. Sobre a definição de Estado é correto afirmar que:

a) a formação de Estados e seus objetivos não variam durante a história da humanidade
b) o Estado moderno surge na Grécia Antiga, mas precisamente em Atenas
c) a palavra país tem o mesmo significado de Estado nação
d) todos os territórios da Terra são Estados soberanos
e) n.d.a.

10. A teoria que comprovou a Teoria da Deriva Continental, de Alfred Wegener, foi:

a) teoria da relatividade
b) teoria da tectônica de placas
c) teorema de Pitágoras
d) lei Murphy
e) teoria da “cabeça vermelha achatada”

FILOSOFIA E CIÊNCIA (resumo pra prova)



ü O senso comum é o conhecimento recebido por tradição e que ajuda a nos situarmos no cotidiano, para compreendê-lo e agir sobre ele.
ü A ciência se distingue do senso comum porque as suas conclusões se baseiam em investigações sistemáticas, empiricamente fundamentadas pelo controle dos fatos.
ü As explicações da ciência, por serem sistemáticas e controláveis pela experiência, podem chegar a conclusões gerais.
ü As ciências são também gerais no sentido de que as conclusões não valem apenas para os casos estudados, e sim para todos os que a eles se assemelham. Ex: “a cor de um objeto depende da luz que ele reflete”.
ü O mundo construído pela ciência aspira à objetividade, as conclusões podem ser verificadas e a racionalidade da ciência procura despojar-se do emotivo.
ü “A ciência explica o mundo, mas se recusa a habitá-lo” (Merleau-Ponty).
ü Para ser precisa e objetiva, a ciência dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos são definidos de modo a evitar ambigüidades.
ü O conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, “surgiu”no século XVII com a revolução provocada por Galileu.
ü A ciência moderna nasce ao determinar seu objeto específico de investigação e ao criar um método confiável pelo qual será feito o controle desse conhecimento.
ü Não convém imaginar o método científico como um conjunto de regras fixas e mecânicas que garantem ao cientista alcançar resultados seguros a qualquer custo.
ü A ciência está em constante evolução, e suas verdades são sempre provisórias.
ü A ciência era pra se caracterizar com a imparcialidade, autonomia e neutralidade.
ü O poder da ciência é ambíguo, porque pode estar a serviço do florescimento da humanidade ou apenas de uma parte dela.
ü Os valores morais e sociais influenciam de tal forma as escolhas das pesquisas, ao privilegiar umas em detrimento de outras, que se torna impossível considerar a ciência neutra.
ü Podemos nos perguntar até que ponto a ciência efetivamente se presta a servir a valores alternativos, que visem a garantir a estabilidade social e ecológica.
ü A ciência se encontra envolvida na moral e na política e o cientista tem uma responsabilidade da qual não pode abdicar.
ü A ciência e tecnologia, mesmo que sejam expressões de racionalidade, podem produzir contraditoriamente efeitos irracionais, perversos, já que a razão pode ser posta a serviço da destruição da natureza, da alienação humana, da dominação ou do desprezo pelo sofrimento de grande parte da população.
ü A filosofia tem compromisso com a investigação dos fins e prioridades a que a ciência se propõe, e com análise das condições em que se realizam as pesquisas e das conseqüências das técnicas utilizadas.

RESUMAÇO DE HISÓRIA PARA PROVA - 1º ANO


Galerinha do 1º ano, como o nome já diz, isto aqui é apenas um resumaço, ou seja, as palvras-chaves para cada conteúdo, não se esqueçam de estudar pelo livro e tentem responder as questões postadas anteriormente. Valeu!!!!!

§ Período Paleolítico

Ø Nomadismo
Ø Caça, pesca e coleta de frutos
Ø Uso de armas feitas de lascas de pedras e do arco e flecha
Ø Uso do fogo

§ Período Neolítico

Ø Sedentarismo
Ø Revolução agrícola
Ø Revolução urbana
Ø Uso de armas feitas de pedras polidas e de metais

§ Egito Antigo

Ø África – rio Nilo
Ø Nomos – pequenos agrupamentos tribais
Ø Alto e Baixo Egito – unificação com Menés
Ø Surgimento do Estado Teocrático
Ø O faraó personificava o Estado e era tido como um deus na terra
Ø O Egito Antigo estava baseado no modo de produção asiático
Ø Religião politeísta – crença na vida pós-morte – deuses antropozoomórficos
Ø Amenófis IV (Akhenaton) – implantação do monoteísmo (culto a Aton) como uma forma de reduzir os poderes dos sacerdotes
Ø Foram dominados pelos hicsos, no médio império, com o auxílio dos hebreus
Ø Assim como os fenícios, foram ótimos comerciantes marítimos
Ø A escrita hieroglífica, hierática e demótica

§ Mesopotâmia

Ø Ásia – rios Tigre e Eufrates
Ø Sumérios – patesi – zigurates - escrita cuneiforme - cidades autônomas (Ur, Uruk, Nipur e Lagash)
Ø Acadianos – Sargão I - incorporaram a cultura sumeriana
Ø Amoritas – 1° Império Babilônico – Hamurábi – Código de Hamurábi, código de leis jurídicas, zigurate de Babel
Ø Assírios – Estado militarizado – Assurbanipal - Biblioteca de Nínive
Ø Caldeus – 2° Império Babilônico – Nabucodonosor – Jardins Suspensos da Babilônia – Cativeiro da Babilônia
Ø Modo de produção asiático
Ø Politeísmo – possuíam uma visão confusa da vida pós-morte (assírios e babilônicos)
Ø Epopéia de Gilgamés – narrativa sobre o dilúvio

§ Fenícios

Ø Ásia – voltada para o Mar Mediterrâneo
Ø Talassocracia – sufetas – rei – grupo de anciãos
Ø Cidades – estados (Tiro, Sidon, Biblos)
Ø Desenvolvimento do comércio marítimo – instalação de feitorias
Ø Politeísmo – ocorrendo alguns sacrifícios humanos

§ Hebreus

Ø Ásia – rio Jordão
Ø Tribos voltadas para a agricultura e pastoreio
Ø Abraão – monoteísmo – escravidão no Egito – Moisés – Êxodo
Ø Lideres militares para conquistar a palestina – Era dos Juizes
Ø Formação de uma monarquia, unificação da 12 tribos de Israel – Era dos Reis
Ø Divisão das tribos em dois reinos (Reino de Judá e Reino de Israel) – Cisma hebraico
Ø Saída dos hebreus da Palestina, após as invasões romanas – Diáspora
Ø Monoteísmo – messianismo – Bíblia – discurso do “povo eleito”

§ Persas

Ø Ásia – estavam cercados por montanhas e pelo deserto
Ø Ciro I – expansão territorial – diplomacia para com os povos conquistados
Ø Cambises I – despotismo
Ø Dario I – satrápias – sátrapas – correios – rede de estradas ligando às principais cidades – “olhos e ouvidos do rei” – dárico – Guerras Médicas, contra os gregos
Ø Xerxes I – derrota para os gregos nas Guerra Médicas
Ø Dualismo religioso – zoroastrismo – Zend-Avesta – Zoroastro ou Zaratustra – Ahura-Mazda (bem) e Arimã (mal)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cebolinha


Questões revisão História 1 ano


Taí moçada!!!! 10 questões básicas de História Antiga, que se garantir nessas é 10 na prova!!!!!!!!!!

01. (UFC) Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia:

I – As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II – Na economia da baixa Mesopotâmia, as fomes e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III – Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:

a) I e II são verdadeiras
b) III e IV são verdadeiras
c) I e IV são verdadeiras
d) I e III são verdadeiras
e) II e III são verdadeiras

02. (UFC) Os hebreus desenvolveram a sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente, que:

a) a importância da civilização hebraica se expressa, especialmente através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância dos estudos dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e islamismo.
d) os antigos hebreus tem como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

03. (UNIFOR) Colonos portugueses, apoiados por expedições militares, começaram a ocupar o Ceará por volta de 1610. O objetivo era proteger a Capitania criada em 1534, dos ataques de:

a) franceses, poloneses e árabes
b) franceses, holandeses e ingleses
c) alemães, belgas e suíços
d) espanhóis, italianos e franceses
e) alemães, russos e noruegueses

04. (UECE) Sobre a civilização da mesopotâmia é correto afirmar que a(as):

a) unificação política garantiu a aliança entre babilônicos e assírios
b) a influência da religião diminuía o poder do imperador
c) arte e arquitetura primavam pela liberdade de expressão
d) as raízes do Direito decorreram da contribuição dos Sumérios
e) n.d.a.

05. (UECE) As relações entre o Estado e a religião, existentes entre os povos da Antiguidade, caracterizaram diferentes formas de organização político-social. Sobre essas relações, é correto afirmar que:

a) o politeísmo implantado pelas monarquias hebraicas restringia a concepção de rei como ser humano, tornando-o, ungido de Deus
b) a teocracia egípcia, concepção divina de poder, personificada no faraó como próprio Deus, limitou-se ao período do Novo Império
c) a monarquia teocrática, no Egito antigo, ocorria através da personificação de Deus e do Estado na figura do Faraó
d) o Código de Hamurábi era uma manual de orientação espiritual, que autorizava os fiéis a fazer justiça com as próprias mãos

06. No que se refere ao poder político e às relações de trabalho, o que caracteriza o Modo de Produção Asiático são, respectivamente:

a) monarquia e servidão
b) teocracia e escravidão
c) politeísmo e militarismo
d) talassocracia e trabalho assalariado
e) plutocracia e trabalho compulsório

07. (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem surgidas na fase do Neolítico (10000 a 4000 a.C)?

a) os praticavam uma economia coletora de alimentos
b) os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigos
c) os homens aprenderam a controlar o fogo
d) os homens conheciam uma economia comercial e praticavam os juros
e) os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

08. (Fatec-SP) Entre as principais características da civilização fenícia, merecem destaque especial:

a) a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política teocrática.
b) a economia mercantil, a organização política sob forma de cidades-Estados e a criação do alfabeto.
c) a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
d) a religião dualista, o regime político democrático e a escrita hieroglífica.
e) a sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.

09. No período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto:

a) transição para uma economia coletora, pescadora e caçadora
b) a utilização dos animais como força complementar à do homem;
c) a passagem do estado de selvageria para o de barbárie;
d) o início do processo de sedentarização;
e) o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio

10. Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na antiguidade, após Zaratustra:
a) O politeísmo caracterizado pela pratica da adoração de ídolos zoomórficos nos tempos religiosos
b) O caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas
c) O dualismo representado pela oposição entre o principio do bem e o do mal.
d) A estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas
e)A descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mafalda.....a menina curiosa!!!!



Mafalda é a heroína das histórias em quadrinhos escritas e desenhadas pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.

As duas mães....

A loira chega no trabalho em lágrimas. O chefe, sempre solícito com a loira pergunta o que aconteceu:

— Hoje de manhã, antes de sair para o trabalho, recebi um telefonema dizendo que minha mãe morreu!

O chefe propõe imediatamente:

— Rose, volte para casa imediatamente. Vá descansar.

— Não quero — responde a loira — prefiro ficar trabalhando, vai me distrair.

Algumas horas depois o chefe nota que a loira voltou a chorar, mais sofrido ainda. Ele vai até ela e pergunta:

— Não melhorou?

A loira explica:

— A bruxa tá solta! Acabei de receber um telefonema de minha irmã. A mãe dela também morreu...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sociologia I ano - Introdução


  • Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
  • Levando-se em conta os esforços realizados por tantos pensadores, desde a Antigüidade, para entender a sociedade e o seu desenvolvimento, a Sociologia poderia ser considerada a mais velha de todas as ciências, e a mais acolhedora.
  • Tanto que hoje em dia praticamente todo mundo é “sociólogo” — “porque todos estamos sempre analisando os nossos comportamentos e as nossas experiências interpessoais”
  • O termo Sociologie foi cunhado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia.
  • O surgimento da sociologia ocorreu num momento de grande expansão do capitalismo, desencadeado pela dupla revolução – a industrial e a francesa.
  • O triunfo da indústria capitalista na revolução industrial desencadeou uma crescente industrialização e urbanização, o que provocou radicais modificações nas condições de existência e nas formas habituais de vida de milhões de seres humanos.
  • Outra circunstância que também influenciou e contribui para a formação da sociologia se deve às transformações ocorridas nas formas de pensamento, originadas pelo Iluminismo.
  • A revolução francesa contribuiu para o surgimento da sociologia na medida em que o objetivo dessa revolução era mudar a estrutura do Estado monárquico e, ao mesmo tempo, abolir radicalmente a antiga forma de sociedade; promover profundas inovações na economia, na política, na vida cultural, etc; além de desferir seus golpes contra a Igreja.
  • Quatro pensadores foram responsáveis por estruturar os fundamentos da Sociologia possibilitando criar três linhas mestras explicativas:

    1) a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clássico Émile Durkheim

    2) a Sociologia Compreensiva iniciada por Max Weber

    3) a Sociologia dialética, iniciada por Karl Marx

Filosofia 1º ano - Introdução

(Filósofo em Meditação, Rembrandt)

  • PHILO (philia = amizade, amor fraterno) + SOPHIA (sophos = sábio)

  • Filosofia = amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saberA filosofia começa quando algo desperta a nossa admiração, espanta-nos, capta a nossa atenção, exige uma explicação

  • Qualquer cultura tem, desde sempre, seu baú de respostas e explicações às questões que são levantadas

  • Se por um lado, é normal ao ser humano espantar-se, interrogar é por outro lado normal que não se espante nem se interrogue muito

  • Certas pessoas crescem aceitando sem discutir os papéis sociais que lhes são atribuídos, sem jamais questionar seu valor e seu porquê, como se tudo fosse parte da ordem natural e inevitável das coisas

  • A filosofia grega parece ter surgido quando as respostas dadas pelo mito a certas questões não satisfizeram mais a certas mentes exigentes de um povo curioso e passível de se espantar

quarta-feira, 1 de abril de 2009

História do Ceará - parte I

A OCUPAÇÃO DO CEARÁ COLONIAL

Ø Até 1530 não houve, por parte de Portugal, uma preocupação em colonizar o Brasil.
Ø Essa “preocupação” só aparece com as invasões estrangeiras (ingleses, franceses e holandeses).
Ø Em 1534 surgem as Capitanias Hereditárias, com a finalidade de atrair investimentos e, conseqüentemente, colonização.
Ø Com a intenção de combater a ameaça francesa, que se encontrava no Maranhão(França Equinocial), em 1603, Pero Coelho de Sousa recebe, de Diogo Botelho(Governador-Geral do Brasil), autorização para organizar uma bandeira.
Ø Na serra da Ibiapaba, Pero Coelho combateu índios e franceses, ao retornar para o litoral cearense fundou o forte de São Tiago, às margens do rio Ceará.
Ø Os padres jesuítas, Francisco Pinto e Luís Figueiras, em 1607, tentaram aldear os índios da Ibiapaba por meio da catequese, mas sofreram hostilidades que levou a morte do primeiro.
Ø Em 1611, Martim Soares Moreno, funda o forte de São Sebastião, na mesma área do já acabado forte de São Tiago, para combater os estrangeiros (franceses e holandeses).
Ø Martim Soares retorna ao Ceará em 1621, como capitão-mor onde resgata o forte de São Sebastião e procura incentivos para uma colonização mais nítida para o Ceará.
Ø De 1630 a 1654 os holandeses dominaram a capitania do Pernambuco e estenderam esse domínio até o Ceará(forte Schoonemborch), que não encontraram nenhuma atração economicamente rentável.
Ø Após a expulsão dos holandeses em Pernambuco, os portugueses assumiram o controle do forte holandês e o rebatizaram com o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
Ø A ocupação do Ceará só acontecerá, de uma forma mais concreta, com o avanço da pecuária nas primeiras décadas do século XVIII.

01. (UVA) Colonos portugueses apoiados por expedições militares, começam a ocupar o Ceará por volta de 1610. O objetivo é proteger a capitania, criada em 1534:

a) da influência dos líderes messiânicos, como Antonio Conselheiro
b) dos aventureiros missionários, espanhóis e exploradores de “drogas do sertão”
c) dos ataques de franceses, holandeses e ingleses que se aliavam as tribos locais
d) dos ataques dos holandeses e franceses que queriam fundar no Ceará a chamada França Equinocial

02. (UVA) A formação sócio-territoral do Ceará merece destaque pelo fato de ter sido ocupado tardiamente pelo colonizador português e demais estrangeiros, que não viam, no Ceará, as condições necessárias ao desenvolvimento de uma projeto de fixação e povoamento que facilitasse a colonização:

I – O Ceará ingressou na História do Brasil, a partir do olhar do colonizador, quando Bahia, Pernambuco e São Vicente já tinham quase um século de exploração
II – O retardamento da ocupação do Ceará se deve ao fato de o projeto de colonização portuguesa estar mais voltado para a zona da Mata, propícia ao cultivo da cana-de-açúcar, de grande valor no mercado europeu
III – Aquiraz, a primeira capital, teve seu desenvolvimento comprometido pela proximidade de Fortaleza
IV – No processo de ocupação cearense, os índios, depois de muita resistência, foram exterminados, aldeados, escravizados ou expulsos para outros lugares, à medida que os conquistadores iam se apossando de suas terras

Estão corretas:

a) somente os itens I e IV
b) somente os itens II e III
c) somente os itens I e III
d) os itens I, II, III e IV

É só por amor!!!!


Hora da bóia!!

Meu Famoso Pão de Queijo
Por damores vitoi drummond

Ingredientes
-1kg de polvilho doce
-1 copo (tipo americano) de água
-2 copos (tipo americano) de leite
-1 copo (tipo americano) de óleo
-2 xícaras (chá) de farinha de milho
-1 colher (sopa rasa) de sal
-1/2 kg de queijo meia cura de minas ralado
-8 ovos

Modo de Preparo

Numa bacia coloque 1 kg de polvilho doce e reserve. Numa panela,
em fogo médio, junte água, leite (reserve o outro copo) e óleo e
leve para ferver. Quando estiver fervendo, vá despejando sobre o
polvilho (reservado acima) realizando o processo de "escaldar o
polvilho" e vá mexendo com uma colher desembolando o polvilho até
esfriar. Reserve.

Enquanto o polvilho esfria, coloque numa tigela farinha de milho
de molho no copo de leite (reservado acima) até que a farinha de
milho amoleça e vire uma pasta dura. Misture-a ao polvilho
(reservado e frio), coloque os ovos (um a um), sempre sovando, e
agregue queijo meia cura de Minas ralado.

Numa assadeira untada, coloque bolinhas da massa com espaço de
pelo menos 3 dedos de distância umas das outras e leve ao forno
pré-aquecido a 200º C por 20 minutos.