sexta-feira, 15 de maio de 2009

Grécia Antiga - Atenas


Atenas - Sociedade:


*eupátridas: representados pelos grandes proprietários;


*georgóis: pequenos proprietários


*demiurgos, ou povo ateniense: artesãos, comerciantes e camponeses.

**Nota: cidadão ateniense era necessariamente apenas os filhos de pai e mãe ateniense.
Os estrangeiros (metecos) e os escravos, não eram considerados cidadãos.
Também as mulheres e crianças, ficavam á margem, consideradas como parte do corpo cívico da pólis, sem gozar de direitos políticos (cidadania).

*Portanto, lembre-se: a comunidade da pólis clássica, independentemente de como se dividiu internamente, ergueu-se sobre uma maioria excluída da participação política.

Atenas - Evolução Política


*até meados do séc. VIII a.C. era uma monarquia, cujo rei (basileus) acumulava as funções de chefe religioso, militar e jurídico ...


*a partir dai a aristocracia eupátrida se fortalece em detrimento do poder dos reis: o governo passa a para as mãos de uma oligarquia de nobres, os arcontes, que formavam o Arcontado.


*à medida em que a nobreza se apropriava das terras cultiváveis e, consequentemente, adquiria maior poder, os pequenos proprietários empobreciam e endividavam-se: perdiam suas propriedades e podiam tornar-se escravos por dívidas.


*em meados dos séc. VII a.C. Atenas é envolta em lutas entre o demos (povo) e os eupátridas. Os comerciantes davam apoio ao povo...


*como resultado dessa crise, surgiram os legisladores ou reformadores...

Atenas: os legisladores...


*Drácon (621 a.C.) redige um duro código de leis que deveria ser obedecido por todos, mas os privilégios da aristocracia permanecem;
*Sólon (594 a.C.) acaba com a escravidão por dívidas e substitui o critério de nascimento pelo de riqueza para a participação política do cidadão (censitário);


Atenas: as tiranias...


*Pisístrado (561 a.C.), apoiado pelo partido popular realiza uma reforma agrária, distribuindo terras e créditos aos camponeses pobres... mas seus sucessores não conseguiram dar continuidade à sua política
*Clístenes (506 a.C) marca o fim das tiranias e empreende uma série de reformas político-administrativas que dão origem à democracia ateniense, ampliando a participação política de uma parcela maior da população ateniense.

Atenas - A Democracia: O século de ouro


*Durante o governo de Péricles (461-429 a.C.), a democracia ateniense atinge sua plenitude, estabelecidos os princípios:
*da isonomia: igualdade de todos perante a lei;
* da isegoria: igualdade de direito ao acesso à palavra na assembléia;
* da isocracia: igualdade de participação no poder.
* A democracia era direta, mediante ao comparecimento do cidadão à Assembléia (Eclésia).
* A Assembléia era um comício ao ar livre e suas decisões representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, na legislação, nas obras públicas. As reuniões eram freqüentes e todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. O povo não podia ser eleito para exercer cargos públicos, entretanto, constituiu-se como um tribunal que tinha o direito de julgar todos os casos importantes e eleger os administradores.

* Não se esqueça que a cidadania era restrita aos cidadãos, isto é., maiores de 18 anos, do sexo masculino e filhos de pai e mãe ateniense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário