segunda-feira, 18 de maio de 2009

Grécia Antiga - continuação


Prosperidade e Escravismo... Liberdade e Escravidão...


A condição da prosperidade das póleis gregas estava fundada na utilização intensiva da mão-de-obra escrava.
Graças a ela também, os cidadãos gozavam de tempo livre para participar da vida pública: a escravidão era a condição estrutural da liberdade na pólis do período clássico.

Gregos contra persas: as Guerras Médicas
Entre os séc. VI e V a.C., a expansão do Império Persa (medos), que já envolvera as colônias gregas da Ásia Menor, passou a ameaçar a própria Grécia continental...
Sob a liderança conjunta de Atenas e Esparta os persas são derrotados em 480 a.C.
Afastada a ameaça persa sobre o continente, Esparta se retira da guerra. Atenas e outras cidades continuam a luta para expulsa-los do mar Egeu e da costa asiática e formam a Liga de Delos, confederação onde cada cidade-membro contribuía com homens, navios e dinheiro para o tesouro comum.
Presidida por Atenas, a Liga de Delos torna-se um instrumento para tentar impor sua hegemonia sobre toda Grécia. Parte do tesouro da Liga, inclusive, servirá para o embelezamento de Atenas.

Gregos contra gregos: a Guerra do Peloponeso - “o suicídio profundo da Grécia das cidades...
Frente a ameaça da hegemonia ateniense, Esparta lidera um conjunto de cidades reunidas na Liga do Peloponeso. O confronto, a Guerra do Peloponeso, iniciado em 431 a.C., durou 28 anos, e terminou com a derrota ateniense - e o esgotamento de toda a Grécia.
Felipe e Alexandre da Macedônia...
A supremacia de Esparta teve curta duração, sendo seguida pela hegemonia de Tebas e por um período de perturbações generalizadas. No séc. IV a.C. as cidades gregas estavam esgotadas por décadas de guerra: nenhuma delas tinha condições de impor um projeto político próprio. Divididas, foram dominadas pelos macedônios, um reino ao norte da Grécia, liderados por Felipe II...
A política expansionista de Felipe II teve continuidade em seu filho e sucessor Alexandre, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou o Império Persa...

Helenismo...
A fusão das culturas das várias regiões asiáticas conquistas por Alexandre com os valores gregos deu origem a uma nova manifestação cultura, o helenismo, que teve como centro as cidades de Alexandria e Pérgamo.
Após a morte de Alexandre, o império foi dividido em três grandes reinos... Entre os séculos II e I a.C. todos foram conquistados pelos romanos.

“Ainda hoje, depois de termos abandonado tantos credos e cosmologias, o conceito de vida dos gregos nos entusiasma e exalta. O pensamento e as teorias dos gregos estão estreitamente ligados na trama de nossa vida, quase que sem o percebermos, e só esse motivo é suficiente para procurarmos conhecer os gregos e analisar o valor e o alcance do que realizaram. Nenhum povo tem o direito de desprezar suas origens, e o mundo moderno deve tanto á Grécia que não pode receber com irrefletida ingratidão o que ele herdou.”

(todos os textos acerca da Grécia Antiga foram retirados do site ClioHistoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário