(Família - Tarsila do Amaral)
A FAMÍLIA
A mais importante instituição social
Introduz o novo ser na sociedade;
“Hominiza” a criança (desenvolve a natureza humana, ensina a agir e conviver com os outros)
Interfere no comportamento e no caráter dos indivíduos, através de pessoas tomadas com referências (marcos referenciais).
É considerada fundamento básico e universal por se encontrar em todos os agrupamentos humanos.
São variáveis em esrutura e funcionamento.
As culturas têm formas específicas de organizar as famílias
Originariamente, a família foi analisada como fenômeno biológico de procriação e reprodução e transformou-se em fenômeno social (considerada a mais importante instituição da sociedade)
De modo geral, o casamento estabelece os fundamentos legais de uma família, mas pode existir família sem casamento.
CONCEITOS
Murdock: É um grupo caracterizado por residência comum, com cooperação econômica e reprodução.
Lucy Mair : Um grupo doméstico no qual pais e filhos vivem juntos.
Beals e Hoijer: Um grupo de parentes afins e seus descendentes que vivem juntos. Um grupo social cujos membros estão unidos por laços de parentesco.
A ESCOLA
Depois da família, é a instituição mais importante.
Oferece conhecimentos teóricos e práticos.
Lida com os comportamentos emocional, social, vocacional e ético.
Estimula a autonomia, o respeito ao outro, as habilidades etc.
Todo grupo, para a sua sobrevivência, necessita que as novas gerações tomem ciência do acervo de conhecimentos, normas,ideologias, valores, idéias etc.
EDUCAÇÃO INFORMAL - A cargo de grupos como a família, os amigos, a comunidade, a vizinhança, a igreja etc.
EDUCAÇÃO FORMAL - Através de organizações específicas – as escolas.
Rocher e a socialização
“É processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais de seu meio, integrando-se na estrutura de sua personalidade sob a influência de agentes sociais significativos (marcos referenciais), e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver.”
Durkheim e a educação
“É a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade (...)”
A RELIGIÃO
Há um aparente declínio da influência religiosa, sem conexão explícita com a política e a religião.
O declínio da influência religiosa não é real, é apenas aparente.
As religiões continuam interferindo na política e na economia.
Antes essa interferência era mais explícita.
As ligações (conexões) entre igreja, política e economia mostravam-se mais evidentes.
Alguns críticos prognosticam sua extinção, mas o que se percebe é:
As religiões têm passado por transformações e se adaptando aos novos tempos.
As religiões continuam a influenciar as questões morais, a origem da família e do casamento, as questões políticas e morais
É a instituição religião é o meio pelo qual o indivíduo se ajusta a seu ambiente sobrenatural.
Há necessidade de humana de se ajustar ao ambiente sobrenatural, assim como aos demais ambientes: social e natural.
INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
A principal instituição política é o Estado.
Estado (governo) é a organização que administra a vida do povo, visando conciliar interesses e trabalhar pelo bem público.
O governo mantém a ordem e estabelece as normas relativas às relações entre os cidadãos.
As funções do Estado são basicamente:
Manter a ordem
Garantir a soberania
Promover o bem-estar social
Elevar a expectativa e qualidade de vida da população
Reverter o quadro de miséria
Elevar o IDH
Garantir a segurança pública
Elevar os padrões da assistência médico-sanitária
A medida que as sociedades se tornam mais complexas, as funções do Estado vão se ampliando.
As instituições políticas também abarcam os partidos políticos, canais dos anseios do povo.
INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS
São constituídas, hoje, pelos bancos, comércio e indústria, bolsa de valores, financeiras etc.
As instituições econômicas especulam o capital, objetivando a multiplicação da riqueza.
É importante identificar as relações entre capital e trabalho.
CAPITAL – investidores
TRABALHO – mão-de-obra
As relações entre capital e trabalho vão determinar a estrutura e o bem-estar (ou não) da sociedade.
Trabalhadores explorados, com baixos salários interferem, para baixo, no bem-estar da sociedade.
Os objetivos das instituições econômicas se ligam de maneira intrínseca às instituições políticas.
São os interesses econômicos que dominam toda a vida social.
A FAMÍLIA
A mais importante instituição social
Introduz o novo ser na sociedade;
“Hominiza” a criança (desenvolve a natureza humana, ensina a agir e conviver com os outros)
Interfere no comportamento e no caráter dos indivíduos, através de pessoas tomadas com referências (marcos referenciais).
É considerada fundamento básico e universal por se encontrar em todos os agrupamentos humanos.
São variáveis em esrutura e funcionamento.
As culturas têm formas específicas de organizar as famílias
Originariamente, a família foi analisada como fenômeno biológico de procriação e reprodução e transformou-se em fenômeno social (considerada a mais importante instituição da sociedade)
De modo geral, o casamento estabelece os fundamentos legais de uma família, mas pode existir família sem casamento.
CONCEITOS
Murdock: É um grupo caracterizado por residência comum, com cooperação econômica e reprodução.
Lucy Mair : Um grupo doméstico no qual pais e filhos vivem juntos.
Beals e Hoijer: Um grupo de parentes afins e seus descendentes que vivem juntos. Um grupo social cujos membros estão unidos por laços de parentesco.
A ESCOLA
Depois da família, é a instituição mais importante.
Oferece conhecimentos teóricos e práticos.
Lida com os comportamentos emocional, social, vocacional e ético.
Estimula a autonomia, o respeito ao outro, as habilidades etc.
Todo grupo, para a sua sobrevivência, necessita que as novas gerações tomem ciência do acervo de conhecimentos, normas,ideologias, valores, idéias etc.
EDUCAÇÃO INFORMAL - A cargo de grupos como a família, os amigos, a comunidade, a vizinhança, a igreja etc.
EDUCAÇÃO FORMAL - Através de organizações específicas – as escolas.
Rocher e a socialização
“É processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana aprende e interioriza os elementos sócio-culturais de seu meio, integrando-se na estrutura de sua personalidade sob a influência de agentes sociais significativos (marcos referenciais), e adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver.”
Durkheim e a educação
“É a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade (...)”
A RELIGIÃO
Há um aparente declínio da influência religiosa, sem conexão explícita com a política e a religião.
O declínio da influência religiosa não é real, é apenas aparente.
As religiões continuam interferindo na política e na economia.
Antes essa interferência era mais explícita.
As ligações (conexões) entre igreja, política e economia mostravam-se mais evidentes.
Alguns críticos prognosticam sua extinção, mas o que se percebe é:
As religiões têm passado por transformações e se adaptando aos novos tempos.
As religiões continuam a influenciar as questões morais, a origem da família e do casamento, as questões políticas e morais
É a instituição religião é o meio pelo qual o indivíduo se ajusta a seu ambiente sobrenatural.
Há necessidade de humana de se ajustar ao ambiente sobrenatural, assim como aos demais ambientes: social e natural.
INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
A principal instituição política é o Estado.
Estado (governo) é a organização que administra a vida do povo, visando conciliar interesses e trabalhar pelo bem público.
O governo mantém a ordem e estabelece as normas relativas às relações entre os cidadãos.
As funções do Estado são basicamente:
Manter a ordem
Garantir a soberania
Promover o bem-estar social
Elevar a expectativa e qualidade de vida da população
Reverter o quadro de miséria
Elevar o IDH
Garantir a segurança pública
Elevar os padrões da assistência médico-sanitária
A medida que as sociedades se tornam mais complexas, as funções do Estado vão se ampliando.
As instituições políticas também abarcam os partidos políticos, canais dos anseios do povo.
INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS
São constituídas, hoje, pelos bancos, comércio e indústria, bolsa de valores, financeiras etc.
As instituições econômicas especulam o capital, objetivando a multiplicação da riqueza.
É importante identificar as relações entre capital e trabalho.
CAPITAL – investidores
TRABALHO – mão-de-obra
As relações entre capital e trabalho vão determinar a estrutura e o bem-estar (ou não) da sociedade.
Trabalhadores explorados, com baixos salários interferem, para baixo, no bem-estar da sociedade.
Os objetivos das instituições econômicas se ligam de maneira intrínseca às instituições políticas.
São os interesses econômicos que dominam toda a vida social.
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