quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Urbanização


% Urbanização foi um período que se iniciou no século XVIII, a partir da Revolução Industrial em países que se industrializaram primeiro, mas somente no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a urbanização se fez conhecida em todos os países do mundo, principalmente nos países da América Latina e da Ásia.
% A urbanização ocorreu quando as pessoas com o intuito de conseguir melhores condições de vida, trabalho e fácil acesso ao atendimento médico decidem deixar o campo e migrar para as cidades.
% Nos países desenvolvidos a urbanização está forte e diretamente ligada à industrialização. Ocorreu de forma progressiva, o que facilitou o período de construção de moradias, melhoramentos em relação à água tratada, esgoto, luz, etc. e a geração de empregos impossibilitando um processo de conflito em relação aos migrantes, como é o caso de países subdesenvolvidos. Nestes, existia pouco desenvolvimento industrial, o que tornou o processo de migração precoce e gerador de problemas. Está ligado principalmente as más condições de vida, desemprego, alto crescimento demográfico, violência, submoradias e outros.
% Existem também fatores denominados repulsivos que contribuem para que o homem se afaste do campo e migre para as cidades. Entre estes fatores podemos destacar a concentração de terras, a mecanização da lavoura, falta de apoio governamental, falta de recursos para manter lavouras e outros. No Brasil, os fatores repulsivos são predominantes no processo de urbanização já que a concentração de terras nas mãos de poucos impossibilita o homem do campo trabalhar, o maquinário da lavoura prejudica e até extermina o trabalho braçal o que gera desemprego no campo e a falta de ajuda do governo para auxiliá-los na agropecuária.

Texto de Gabriela Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário