sexta-feira, 24 de julho de 2009

TUPAC AMARU – A “SERPENTE FULGURANTE”

Moçada esperta!!!! Nós temos vários personagens históricos que lutaram, de alguma forma, contra a injustiça, a escravidão e a dominação, segue aí pra vossas Excelências uma breve nota sobre Tupac, vocês devem conhecer esse nome por causa daquele cantor de rap norte americano que possui o mesmo nome e aparece, também, no clip "Negro Drama" dos Racionais MC's. Mas como vocês verão na leitura, esse Tupac não conhecia o Hip Hop......


Em 1780, autoridades espanholas no Peru colonial comemoravam o aniversario do rei Carlos III com um banquete que não chegou ao fim. O recinto foi invadido por índios rebeldes. O corregedor Arriaga, que presidia a celebração, foi preso, julgado e executado. Esta ação arrojada, sem paralelo no período, foi o ponto alto de um movimento insurgente que se estenderia por todo o vice-reinado. Era comandado por Tupac Amaru, tido por seus seguidores como descendente do rei inca Tupac Amaru I.
Nascido em Cuzco e batizado com um nome cristão, José, pertencia à elite nativa e teve acesso à educação proporcionada pelos colonizadores. Revoltado com a vida penosa do índios escravizados, adotou o nome de Tupac Amaru (Serpente fulgurante) e autoproclamou-se imperador do Peru. Comandou um grande exército e infligiu grandes derrotas às forças espanholas. Destruiu campos de trabalho forçado, libertou escravos e distribuiu os fundos do erário entre a população necessitada, até ser preso e condenado à morte, junto com nove de seus comandados.
Assim como aconteceu com Felipe dos Santos, que liderou em Vila Rica movimento contra determinações fiscais da Coroa portuguesa e foi executado em 1720, Tupac Amaru teve os membros atados a quatro cavalos, que deveriam esquartejá-lo. Como isso não aconteceu, foi decapitado à espada. A casa onde nasceu foi destruída e o terreno salgado, tal como consta na sentença contra Tiradentes, enforcado no Rio de Janeiro em 1792.
Os feitos de Tupac Amaru iriam inspirar movimentos revolucionários durante o ciclo dos regimes militares na América Latina. Os “tupamaros”do Uruguai se responsabilizaram por várias ações armadas, na década de 1970. Em 1984, agrupando várias facções de esquerda, nasceu no Peru o Movimento Armado Tupac Amaru (MRTA), de tendência marxista-lenista. Como que repetindo o líder indígena do século XVIII, sua ação mais espetacular deu-se no governo de Alberto Fujimori, no final de 1996. Um grupo de 14 militares invadiu a residência do embaixador do Japão, em Lima, durante uma recepção, e, durante três meses, manteve prisioneiros 72 reféns. No final todos os terroristas foram mortos.


FONTE (Revista Nossa História, ano 1, n° 1, pág. 77.)

3 comentários: