sexta-feira, 10 de julho de 2009

Prova de História UFC 2009

Galera do 3° ano taí a prova objetiva de História da UFC 2009, a "bichinha já toda comentada........pau nos estudos moçada, olha o vestibular............

21. Leia o texto a seguir.
Ofício da Villa do Crato. Temos presente o Ofício de V. Excelências do primeiro do corrente a que acompanharam os Decretos da dissolução da Assembléia Constituinte e Legislativa do Brasil plenamente congregada no Rio de Janeiro [...] e apesar do laconismo que se observa em dito Ofício, ele veio pôr-nos em perplexidade pelo modo decisivo com que V. Excelências, supremas Autoridades desta Província, mandam sem mais reflexão (...) Jornal Diário do Governo do Ceará, 1º de abril de 1824.
A citação acima se refere à dissolução da Assembléia Constituinte, em 1823, fato que se relaciona
com a eclosão da Confederação do Equador. Sobre a participação do Ceará nesse movimento revoltoso, assinale a alternativa correta.

a) O Ceará participou da Confederação do Equador porque pretendia romper com a dependência
econômica e política em relação a Pernambuco.
b) A província do Ceará almejava se isolar das demais províncias do atual Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas.
c) O crescimento da exportação de algodão fez com que os proprietários e comerciantes cearenses lutassem pelos interesses do grupo “corcunda”, aliado de D. Pedro I.
d) O grupo “patriota”, composto por membros da família Alencar, defendia idéias monarquistas para garantir os direitos do Ceará junto ao imperador.
e) A maior parte das elites cearenses aderiu ao movimento levada pelo receio de perder sua autonomia, em decorrência do centralismo político imposto pela Constituição de 1824.

Questão 21 – Alternativa E
Parte significativa das elites cearenses, representadas por Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, José Pereira Filgueiras e Pe. Inácio de Loiola Albuquerque e Melo (Pe. Mororó), os “patriotas”, temia perder a autonomia política que gozava no Ceará, em virtude da dissolução da Constituinte em 1823 e da imposição da Constituição de 1824. Por esta razão, a alternativa E está correta. A alternativa A está incorreta porque, em 1799, por decisão da Coroa portuguesa, romperam-se os laços oficiais que mantinham o Ceará como capitania econômica e politicamente dependente de Pernambuco. Contudo, manteve-se entre as duas capitanias uma forte relação, motivada por laços econômicos e familiares (caso da família Alencar), os quais não se desejava romper. A alternativa B está errada porque o Ceará aderiu ao movimento juntamente com outras províncias da atual região Nordeste – Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas –, compondo a Confederação do Equador. As alternativas C e D estão incorretas porque a queda, e não o crescimento, da exportação do algodão do Ceará foi mais um elemento que contribuiu para a adesão dessa província ao movimento de cunho liberal e federativo, fomentado pelo grupo “patriota” (composto por José Martiniano de Alencar, Pe. Pinheiro Landim etc.), contrários aos “corcundas”, de feição monarquista e absolutista.
22. O Ato Adicional, decretado no período das regências no Brasil pela Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834, estabeleceu algumas modificações na Constituição de 1824. Acerca dessas alterações, assinale a alternativa correta.

a) O Conselho de Estado foi reorganizado para que fosse possível conter os conflitos provinciais.
b) Os presidentes provinciais passaram a ser eleitos e a ter o poder de aprovar leis e resoluções
referentes ao controle dos impostos.
c) O estabelecimento da Regência Una, ao invés da Regência Trina, significou a eleição de um único regente, com mandato até a maioridade de D. Pedro II.
d) As assembléias legislativas provinciais foram criadas para proporcionar autonomia política e administrativa às províncias no intuito de atender às demandas locais.
e) A Corte, com sede no Rio de Janeiro, por meio da aliança entre progressistas e regressistas, continuou centralizando as ações em defesa da Constituição de 1824.

Questão 22 – Alternativa D
O conteúdo da alternativa D está correto porque expressa a essência das reformas na Constituição de 1824, propagada pelo Ato Adicional de 1834. Ou seja, a substituição dos antigos conselhos gerais pelas assembléias provinciais conferiu às províncias autonomia política e administrativa. A alternativa A está incorreta porque o Ato Adicional de 1834 suprimiu o Conselho de Estado, objetivando limitar os poderes do imperador, uma vez que aquele assessorava este no exercício do poder Moderador. Os presidentes das províncias continuaram sendo indicados pelo governo central do Império e, conseqüentemente, só poderiam sancionar leis e resoluções das assembléias provinciais que não interferissem nas rendas (impostos) a serem arrecadadas pelo governo central. Por isso, a alternativa B está incorreta. O Ato Adicional estabeleceu também a Regência Una, eletiva e temporária, renovável de quatro em quatro anos, enquanto durasse a menoridade de D. Pedro II. Por essa razão, a alternativa C está incorreta. Por sua vez, a alternativa E está errada porque não houve aliança entre progressistas e regressistas em relação às modificações propostas para a Constituição de 1824, visto que os progressistas (liberais exaltados) eram adeptos de reformas políticas mais radicais, e os regressistas (chamados caramurus) eram contrários à adoção de medidas limitadoras do poder do imperador.

23. Ao contrário da América espanhola, a América portuguesa não apresentou, no princípio, abundância de metais preciosos. Na falta de riqueza mineral, foi o açúcar que, em termos econômicos, tornou viável os primeiros passos da colonização. Sobre o contexto da produção de açúcar nos engenhos coloniais portugueses, no século XVI, assinale a alternativa correta.

a) A existência de um solo ideal para o cultivo da cana-de-açúcar fez com que as capitanias situadas nas atuais regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil experimentassem um maior desenvolvimento.
b) A organização da produção açucareira no Brasil estava voltada para o atendimento da crescente e rentável demanda do mercado europeu, não atendida pelos engenhos da colônia portuguesa dos Açores.
c) A autoridade do senhor de engenho se restringia aos limites de sua propriedade, estando fora dela submetida às leis e normas da Coroa portuguesa, defendidas na colônia por um forte aparato militar e judiciário.
d) Os senhores de engenho, em comparação com os barões do café, tratavam seus escravos com menos violência, pois estes eram tidos como mercadorias de alto valor e de difícil reposição.
e) O alto valor do açúcar no mercado internacional promoveu um grande acúmulo de riqueza na
colônia, que logo superou, em volume, a economia da metrópole.

Questão 23 – Alternativa B
Unidade basilar do processo de colonização portuguesa da América no século XVI, os engenhos foram implantados com o objetivo de ampliar a participação de Portugal, que já os possuía em sua colônia açoriana, no rentável comércio internacional do açúcar, cujo consumo entre os europeus crescera muito após a quebra do monopólio veneziano, no século XV; logo, a alternativa correta é a B. O solo massapé, ideal para o cultivo da cana-de-açúcar, foi encontrado no litoral da atual região Nordeste, em maior abundância em Pernambuco e no Recôncavo baiano, possibilitando que ali ocorresse um maior desenvolvimento da indústria açucareira. A exploração da região Centro-Oeste se deu apenas no final do século XVII com a expansão territorial motivada pela busca de metais preciosos; assim, a alternativa A está incorreta. A alternativa C está errada porque, durante o século XVI, o sistema de capitanias, criado em 1534, e o Governo Geral, criado em 1548, mostraram-se ineficientes como instrumentos da Coroa portuguesa para a manutenção da ordem e aplicação da justiça na colônia, onde prevaleciam a vontade e a autoridade dos senhores de engenho. A alternativa D está incorreta porque o emprego da violência como forma de disciplinar os escravos era comum tanto nos engenhos quanto nas fazendas de café. A alternativa E está errada porque as relações comerciais entre a colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal) eram regidas pelo Pacto Colonial, que estabelecia a exclusividade metropolitana sobre a produção e comercialização de todo produto colonial. Dessa forma, o açúcar produzido nos engenhos brasileiros somente poderia ser comercializado sob a chancela portuguesa. A vigoração desse pacto limitou o acúmulo de riquezas pelos senhores de engenho, restringindo o desenvolvimento da economia local, que permaneceu, por todo o século XVI, bastante inferior à economia portuguesa.

24. Leia o texto a seguir.
Em novembro de 1904, data da revolta [da Vacina], o trabalho de demolição das casas para abrir a avenida Central, executado por cerca de 1800 operários, terminara, e 16 novos edifícios estavam sendo construídos. O eixo central da avenida fora inaugurado em 7 de setembro, em meio a grandes festas, já com serviços de bonde e iluminação elétrica. A derrubada de cerca de 640 prédios rasgara, através da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Público. CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 37. Sobre as obras públicas descritas na citação acima, assinale a alternativa correta.

a) Faziam parte do projeto republicano de remodelação urbanística da capital brasileira, para destruir os vestígios físicos da colonização portuguesa.
b) Eram parte do programa nacional de industrialização, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro no maior pólo industrial da América Latina.
c) Foram postas em prática sob a motivação de ideais higienistas e de modernização e aformoseamento do espaço urbano, característicos daquele período.
d) Ocorreram graças às ações reivindicatórias da população mais pobre do Rio de Janeiro, que
reclamava melhorias em suas condições de moradia e transporte.
e) Foram realizadas com o objetivo de fixar as camadas populares na região central do Rio de Janeiro, impedindo que migrassem para as áreas nobres da zona norte.

Questão 24 – Alternativa C
Nos primeiros anos do século XX, um dos principais objetivos dos governos republicanos era promover a modernização e a higienização da cidade do Rio de Janeiro. Sob o comando do prefeito Pereira Passos, auxiliado pelo diretor do Departamento de Saúde Pública, o cientista Oswaldo Cruz, foi realizado, no período de 1902 a 1906, um grande número de obras de abertura de novas ruas, construção de prédios públicos e saneamento, com o objetivo de deixar a capital da República mais bela, moderna e saudável; assim, a alternativa correta é a C. A alternativa A está errada porque, embora tenha promovido uma reconfiguração urbana da cidade do Rio de Janeiro, em molde bem diverso do modelo urbanístico colonial, as reformas do início do século XX não tinham como meta apagar da capital da República as evidências da colonização portuguesa. A alternativa B está incorreta porque não havia, nos primeiros anos da República brasileira, nenhum “programa nacional de industrialização”; as primeiras ações concretas e efetivas do governo federal em prol da industrialização do Brasil se deram apenas nas décadas de 1940 e 1950. A alternativa D está errada porque as reformas urbanas atendiam os interesses da elite carioca, que queria uma cidade mais moderna e higienizada, e não da população mais pobre, que foi quem mais sofreu nesse processo. As reformas comandadas por Pereira Passos promoveram a derrubada de um grande número de casas populares e cortiços na região central do Rio de Janeiro, obrigando a população pobre a se mudar para áreas periféricas, localizadas especialmente na zona norte da cidade; por isso, a alternativa E está errada.

25. Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:

a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.

Questão 25 – Alternativa B
A alternativa B está correta porque, efetivamente, os egípcios, depois da hieroglífica, deixaram outras duas formas de escrita: a hierática, empregada para fins práticos, e a demótica, um sistema simplificado e popular da hierática. A alternativa A está incorreta porque, apesar de o Egito possuir saída para o Mediterrâneo, isto não o fez conhecido pelas construções de barcos. Foram mais conhecidos pela construção de pirâmides. A rota para o Ocidente seria dada a conhecer pelos espanhóis, com a ajuda de Cristóvão Colombo, em 1492. A alternativa C está errada porque não existem provas de prática de sacrifícios humanos para os egípcios obterem chuvas e boas colheitas. Apesar dos desertos que existem no país, os egípcios sempre tiveram boas colheitas graças ao rio Nilo, um dos maiores rios do mundo. O Egito foi considerado o celeiro do Oriente Médio. A alternativa D é falsa porque os egípcios, além de fazer uso das escritas hierática e demótica, também usaram a hieroglífica, mas nunca a cuneiforme, utilizada pelos sumérios. Finalmente, a alternativa E está errada, pois a cultura egípcia não estava livre das convenções religiosas que tanto limitaram sua arte. Assim, as pirâmides tiveram uso religioso, e não prático.

26. Sobre a conquista da América, é verdade dizer que astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso contribuíram o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a alternativa correta.

a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e se sacrificaram em frente deles.
b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos
incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.
d) Atahualpa consultou os sacerdotes-adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império teocrático colapsou.
e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, o matou. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu.

Questão 26 – Alternativa E
A alternativa E está correta porque, tendo tido contato direto com Atahualpa, rei inca, Pizarro armoulhe uma cilada e o fez prisioneiro. Pediu resgate em ouro e, uma vez obtido o metal, o matou. Dessa forma, o Império Inca desestabilizou-se, pois o rei era a cabeça principal do Estado teocrático. A alternativa A está errada porque os incas não foram derrotados por acreditar que os espanhóis eram deuses de volta ao Império. A alternativa B está incorreta porque os incas e outros índios resistiram à conquista e à colonização, cultivando essa resistência até os dias atuais. A alternativa C está errada porque Fernão Cortez conquistou o México, e não o Peru. Finalmente, a alternativa D está incorreta porque não existem provas históricas que mostrem que Atahualpa assassinou os sacerdotes-adivinhos do Império em virtude de estes não saberem explicar a invasão dos conquistadores.
27. O ano de 1968 ficou famoso na história devido a uma série de manifestações de massa que criticaram os governos e a organização autoritária das sociedades, levando a transformações na política e nos costumes de várias sociedades contemporâneas. Assinale a alternativa que contém dois eventos ocorridos durante o ano de 1968.

a) A Revolução Cubana e a revolta de maio na França.
b) O Festival de Woodstock nos EUA e a Revolução Cubana.
c) A Revolução Cultural na China e o Festival de Woodstock nos EUA.
d) A revolta de maio na França e a Primavera de Praga na Tchecoslováquia.
e) A Primavera de Praga na Tchecoslováquia e a Revolução Cultural na China.

Questão 27 – Alternativa D
Neste ano de 2008 comemoraram-se os quarenta anos das rebeliões de 1968, revoltas que se propagaram a partir da França para várias partes do mundo, inclusive para o Brasil. Defendendo lemas como os de “É proibido proibir” e “Todo poder ao povo”, iniciou-se uma crítica radical aos valores autoritários da sociedade moderna. O combate à educação autoritária, a defesa da liberdade sexual e da autonomia operária, a luta contra a guerra do Vietnã e a crítica à sociedade de consumo e ao stalinismo nos países do leste europeu foram alguns dos temas que viraram o mundo de ponta cabeça, atacando a política tradicional tanto da direita quanto da esquerda e provocando uma transformação nos costumes liderada pela juventude. O maio francês foi o principal evento dessa época, e na Europa foi marcante a luta do povo tcheco, conhecida como Primavera de Praga, contra o socialismo autoritário dirigido a partir do regime soviético. Dessa forma, a alternativa D contém a resposta correta. As demais alternativas estão incorretas porque: 1) a Revolução Cubana ocorreu no ano de 1959 e em 1962 já estava consolidada; 2) o Festival de Woodstock ocorreu no ano de 1969 e marcou o ápice da contracultura musical norte-americana, mas não teve um caráter nitidamente político; 3) a Revolução Cultural na China iniciou-se em 1966 e aprofundou a centralização do poder político do regime maoísta, não podendo ser considerada como uma revolução anti-autoritária.

28. Leia o texto a seguir.
A cada 1º de maio, lembramos de Parsons, Spies e seus companheiros de patíbulo. Mas poucos lembram do nome de James Towle, que foi, em 1816, o último “destruidor de máquinas” enforcado. Caiu pelo poço da forca gritando um hino luddita [sic] até que suas cordas vocais se fecharam num só nó. FERRER, Christian. Os destruidores de máquinas. In Libertárias, n. 4, dez/1998, São Paulo, p. 5. Sobre os destruidores de máquinas, de que trata o texto acima, assinale a alternativa correta.

a) Foram trabalhadores ingleses que combateram com ações diretas a mecanização dos teares durante a Revolução Industrial.
b) Eram grupos de rebeldes irlandeses liderados pelos radicais jacobinos insatisfeitos com a restauração da monarquia dos Bourbon na França.
c) Eram integrantes das vanguardas das trade unions, os primeiros sindicatos de trabalhadores da Inglaterra, que elaboraram a “Carta do Povo”.
d) Foram trabalhadores anarquistas que morreram enforcados por terem lutado pela jornada de oito horas durante a greve geral de Haymarket Riot, em Chicago.
e) Eram grupos de indígenas do meio oeste dos EUA, entre eles os sioux, que atacavam os trens (cavalos de aço) que dividiam as manadas de búfalos dentro de seus territórios.

Questão 28 – Alternativa A
O texto de Christian Ferrer trata de um episódio controverso iniciado em 1811, ainda durante a primeira Revolução Industrial na Inglaterra, quando da intensificação da mecanização das tecelagens em Nottinghamshire, e que se alastrou por todos os condados vizinhos nos anos seguintes. Centenas de homens, mulheres e crianças investiram contra os proprietários de fábricas e os novos teares mecânicos que impediam os trabalhadores de dominarem o processo produtivo e continuarem sobrevivendo como artesãos, obrigando-os a se tornarem operários assalariados. Seguiam um líder desconhecido (talvez até inexistente) chamado Ned Ludd, daí o termo luditas. Durante muito tempo foram considerados trabalhadores retrógrados que combatiam o progresso, mas o movimento do ludismo foi recolocado em destaque, principalmente por E. P. Thompson, sendo considerado pioneiro de uma importante discussão da sociedade industrial: qual a relação que desejamos ter com as máquinas. Portanto, a resposta correta é a alternativa A. O jacobinismo republicano também alcançou a Inglaterra, sendo muito forte entre os imigrantes nacionalistas irlandeses, mas a restauração dos Bourbon não tem nenhuma relação com a transição do trabalho artesanal ao mecânico; por esta razão, a alternativa B está incorreta. A alternativa C também está incorreta, pois se refere ao movimento cartista da Inglaterra, que seguia outra direção, ou seja, a via da luta pelo sufrágio universal e pela participação dos operários no Parlamento. Quanto à alternativa D, é incorreto afirmar que os trabalhadores que morreram enforcados no evento citado (que são homenageados pela comemoração do 1° de maio) tenham sido destruidores de máquinas. A alternativa E também está errada; embora seja verdadeiro que as sociedades indígenas dos EUA tenham combatido a construção de ferrovias, o texto em questão refere-se aos destruidores de máquinas durante a Revolução Industrial na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário