sexta-feira, 23 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os Orixás - Oxóssi


DIA: Quinta-feira

COR: Azul-Turquesa
SÍMBOLOS: Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré
ELEMNTO: Terra (florestas e campos cultiváveis)
DOMÍNIOS: Caça, Agricultura, Alimentação e Fartura
SAUDAÇÃO: Òké Aro!!! Arolé!


Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. A Oxóssi são conferidos os títulos de Alakétu, Rei, Senhor de Kêtu, e Oníìlé, o dono da Terra. É chamado de Olúaiyé ou Oni Aráaiyé, senhor da humanidade, que garante a fartura para os seus descendentes.
Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo. Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.
A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxóssi, pois ele não acredita na morte.






Questões para revisão de história


01. (Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:


a) A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas.
b) Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos.
c) Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
d) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos.
e) As relações de produção eram escravocratas.

02. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominante durante o feudalismo europeu, é possível observar que:
a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.
b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.
c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

03. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

04. (Fuvest) As feiras na Idade Média constituíram-se:
a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes.
b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias.
c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.
d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos.
e) instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo.

05. (Fuvest) Do Grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:

a) o estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja católica.
b) a Reforma protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja católica na Europa Ocidental.
c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II.
d) a divisão da Igreja em católica romana e ortodoxa grega.
e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

06. (Cescem-SP) As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de:

a) defender os interesses dos artesãos diante dos patrões.
b) proporcionar formação profissional aos jovens fidalgos.
c) aplicar os princípios religiosos às atividades cotidianas.
d) combater os senhores feudais.
e) proteger os ofícios contra a concorrência e controlar a produção.

07. (Vunesp) Sobre as associações de importantes grupos sociais da Idade Média, um historiador escreveu: "Eram cartéis que tinham por objetivo a eliminação da concorrência no interior da cidade e a manutenção do monopólio de uma minoria de mestres no mercado urbano". (Jacques Le Goff, A civilização do Ocidente medieval.) O texto caracteriza de maneira típica

a) as universidades medievais
b) a atuação das ordens mendicantes
c) as corporações de ofício
d) o domínio dos senhores feudais
e) as seitas heréticas

08. (PUC-SP) Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI:

a) a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.
b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.
d) a aquisição das "cartas de franquias", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais.
e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.

09. (Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.)
O texto descreve a:

a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;
b) relação de tipo comunitário dos camponeses;
c) relação de suserania e vassalagem;
d) hierarquia nas corporações de ofício;
e) organização política das cidades medievais.


OBS: Coloco o gabarito depois, vamos ralar a massa cinzenta primeiro !!!!!!

É grande + vale a pena !!!!!!!!!!!! Q desespero meu................



Estômago: — Cara, manera aê com o que vai comer. Essa semana foi foda! Manda uns vegetais pra dentro, porque as coisas no intestino estão feias!


Primeiro prato (800g): arroz, feijoada, cupim, picanha, coração de galinha e tomate.

Estômago: — Tá de sacanagem, né? Duas rodelas de tomate? E essas carnes mal-passadas? Pelo menos mastiga direito essa porra!

Segundo prato (550g): arroz, costela, picanha, alcatra e salada de maionese.

Estômago: — Chega de carne, cara, não cabe mais nada aqui. Lembra daquela úlcera? Tá faltando pouco pra cicatriz abrir. Tu quer fuder com tudo, né? Manda um pouco de água.

Bebida: Coca-Cola 600ml

Estômago: — Seu imbecil, eu falei um pouco de água!
Eu: — Ué, Coca-Cola tem água e ainda ajuda a dissolver a carne!
Estômago: — Coca-cola tem o inferno dentro, porra! Tá fudendo aqui com o suco-gástrico!
Esposa: — Amor, com quem você tá falando?
Eu: — Nada, não, tô pensando alto.

Sobremesa: 300g de pudim.

Estômago: — Eita porra, cabe mais não! Tá ouvindo?
Intestino: — O que tá acontecendo aí em cima? Que zona é essa?
Estômago: — O cara tá empurrando comida. Agora veio pudim pra dentro. Não sei mais o que fazer!
Intestino: — Vamos mandar direto!
Estômago: — O quê?
Intestino: — É isso aí, operação descarga.
Estômago: — Cara, o cérebro não vai gostar!
Intestino: — Foda-se o cérebro, ele nunca veio aqui em baixo pra saber como são as coisas.
Estômago: — Vamos dar mais uma chance pra ele. Eu acho que ele não vai mais…

Bebida 2: Cafezinho.

Estômago: — Filho de uma puta. Vou explodir!!!
Intestino: — Operação descarga iniciando. Anda, libera o canal do duodeno que eu já tô conversando com o esfíncter.
Coração: — Que que tá havendo aí embaixo? A adrenalina tá aumentando muito!
Intestino: — Operação descarga.
Coração: — Quem autorizou isso? O cérebro não me mandou nada!
Estômago: — Foda-se aquela geléia! Nem músculo tem.
Intestino: — É isso aê, foda-se essa géleia inútil. Vinte segundos pra abrir o esfíncter anal. Quero ver o ânus arder com esse suco gástrico!
Esposa: — Amor, você tá passando bem? Tá suando todo, aonde você vai?
Eu: — Preciso ir ao banheiro, urgente! Paga a conta e me espera no carro.
Esposa: — O que você comeu?
Eu: — Não sei. Acho que foi o tomate!



Tipos de violência


TIPOS DE VIOLÊNCIA


 violência física (uso da força);
 violência passiva (não realização de ações que poderia salvar outras vidas);
 violência indireta (o uso de desodorantes spray que contém CFC e, conseqüentemente afetam o meio ambiente);
 violência simbólica (a imposição dos pais sobre os filhos);
 violência branca (é a não sangrenta, a pobreza).

A SOCIEDADE VIOLENTA

 Desde a década de 1970 os índices de violência urbana vêm aumentando de forma assustadora.
 A violência caminha ao lado do status, dos problemas econômicos e educacionais e até da própria segurança pública.
 Propostas violentas (pena de morte, por exemplo) não representam uma solução eficaz para o problema da violência.

INDICADORES PARA O AUMENTO DA VIOLÊNCIA

 Aumento da pobreza;
 A propagação da violência pelos meios de comunicação de massa;
 A falta de liberdade política;
 Questões econômicas (disputas por terras, água, metais).

FONTE: texto adaptado de Temas de Filosofia de Maria Lucia Aranha e Maria Helena Martins.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Animação + música = ????????????

Os impactos ambientais - parte 1



POLUIÇÃO

O termo poluição deriva do latim polluere, que significa “sujar, manchar”.
Desde que a humanidade surgiu na face da Terra, há poluição.
Os impactos ambientais são proporcionais ao tamanho da população, ou seja, quando a população aumentou mais notórios e profundos se tornavam os efeitos da poluição.
A poluição é qualquer alteração prejudicial provocada no meio ambiente. Essa alterações podem ser:
* um desequilíbrio de algum elemento já formador do meio ambiente. Ex: o aumento de gás carbônico na atmosfera.
* a introdução de substâncias naturais, porém diferentes do seu ecossistema. Ex: o depósito de matéria orgânica no leito de um rio.
* a introdução de substâncias artificiais e estranhas a qualquer ecossistema. Ex: o lançamento de materiais plásticos no solo.

POLUIÇÃO DO AR
É o resultado do lançamento de enormes quantidades de gases e materiais particulados na atmosfera.
Os principais emissores de gases poluentes são: automóveis, industrias, centrais termoelétricas e instalações de aquecimento.
Há, ainda, alguns fenômenos naturais que contribuem para a concentração dos gases poluente na atmosfera: a inversão térmica, a altitude, direção e velocidade do vento, nível médio das chuvas.
Os principais problemas de saúde provocados pela poluição do ar são na visão e no sistema respiratorio.


FONTE: texto adaptado do livro Geografia, de João Carlos e Estáquio Sene.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BOM DIA MEU QUERIDO PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!


EU AMO SER PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Caralho veio!!!!!!!!! Hoje é o meu dia (cara egoísta), mas é meu e de todo os meus colegas, ou não, de profissão. É o dia, o dia!!!!!!
Poderia muito bem escrever aqui aquele discurso maçante de que a educação está em crise, que a culpa é do sistema neoliberal (e também do George W. Bush), de que a maioria dos jovens hoje estão aprisionados num mundo alienado e blá, blá, blá, blá.........
Mas não, e é um NÃO bem grande mesmo. Já tô com o meio saco transbordando de ideologias marxistas, petistas, comunistas, anarquistas (a melhor até o momento), liberais, ecológicas, construtivistas e por aí vai. Confúcio dizia: “é mais fácil acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”.
Eu quero falar é de uma forma, apaixonada, utópica e “inocente”. EU AMO SER PROFESSOR. Alguns colegas de profissão podem se perguntar: ele é doido? Nós recebemos tão pouco, ao mesmo tempo em que não somos reconhecidos como uma profissão séria por alguma parcela da população.
Eu não to nem ai!!! Não pensem que deixei o meu lado crítico estendido no varal, mas repito, apesar de tudo, EU AMO SER PROFESSOR.
Nada mais gratificante do que ver o desenvolvimento intelectual e crescimento pessoal dos alunos. Nada mais glorioso que saber que você foi parte fundamental para que os alunos tomassem suas decisões que mudariam os seus caminhos.
Ser professor é bom demais, não tem Mastercard algum que pague o sentimento da conquista do vestibular, de um emprego, de uma melhor qualidade de vida, de um companheiro(a), enfim, de um, ou vários, momento de felicidade dos alunos.
Eu me lembro de quando era “piva” e minha avó materna, uma das minhas maiores professoras, me falava repetidamente: “o maior livro da vida é o mundo, ele nos ensina bastante nas várias voltas que dar”. “Louca”, essa minha vó, né?
Pois é, continuo aprendendo com os meus alunos, continuo vendo o quão singular é o ser humano e continuo notando que a cada volta que o mundo dar eu tô ali, relax, punk e aberto para uma nova volta, pois que gire o mundo então.
Professores de toda a galáxia: PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nós somos demais, independentes do estilo (zangado, brincalhão, enrolão, sabe-tudo, atrapalhado, louco, gay, apaixonado, sonhador), estamos ali, todos os dias, diante daquilo que acreditamos, isso mesmo! Alguns ainda acreditam, ser o certo para os nossos alunos e para o mundo.
E para encerrar com uma frase poética e apaixonada, nada melhor que o velho Che Guevara: “Hay que endurecer, pero sin  perder la ternura jamás”.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tem que ser de mansinho, mesmo.........



Bom!!!!! Tem uma galera q vive me cobrando um pouco de forró no blog, nunca escondi de ninguém que sou rockeiro/punk/metaleiro/regueiro/hardcore de coração, mais aqui e acolá da para se ouvir um forrozinho, então depois do Falamansa eu posto alguma coisa do gênero do Aviões do Forró. Taí, é só clicar e fazer o down.

Ai meu pai.............aonde nós vamos parar????



Valeu!!!! Crazyzinha!!!!!!!!!!!!!!

O q os zóios de lula enxergam o coração não sente..........



Qual das mesas é a maior?
Cuidado, experimente e teste.

Miss Jarbas Muvucado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Como o blogueiro tava sem net, eu ainda naum  havia dado os louros da vitória para a nossa estimada, querida, amada, idolatrada, desejada, cortejada e outros adas do mundo, Dona Clotilde, mais conhecida como a Bruxa do 71.


Conceitos Demográficos - parte 3


ESTRUTURA ETÁRIA
A composição da população, em termos de idade e sexo, é representada através de gráficos sob a forma de pirâmides etárias.
Os principais elementos de uma pirâmide etária são:
- Base (parte inferior, representando a população jovem);
- Corpo (parte intermediária/representando a população adulta);
- Cume ou ápice (parte superior/ representando a população idosa);
- Ordenada (grupos ou faixas de idade);
- Abcissa (quantidade de pessoas em valor absoluto ou porcentagem).

Considera-se para efeito de faixas etárias, os seguintes segmentos:
. 0 a 19 anos: população jovem;
. 20 a 59 anos: população adulta;
. acima de 60 anos: população idosa.

> As pirâmides de “países jovens”, ou seja, onde há elevada proporção de jovens em relação aos demais segmentos, apresentam uma base larga e o cume estreito, demonstrando baixo número de idosos. Este formato de pirâmide caracteriza a estrutura da população da maior parte dos países subdesenvolvidos.
> Por sua vez, os chamados “países velhos” são aqueles, cuja estrutura etária configura uma pirâmide de base mais estreita, configurando a baixa porcentagem de jovens e o cume mais largo, tendo em vista a grande proporção de idosos.
> Notadamente, quando ocorre o desenvolvimento do país, verifica-se um gradativo estreitamento da base da pirâmide e um alargamento tanto do corpo quanto do ápice. Isso decorre em razão da redução da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida da população.

ESTRUTURA POR OCUPAÇÃO PROFISSIONAL

> O levantamento da estrutura da população, neste aspecto, classifica o indivíduo em dois grupos, levando em consideração a sua situação em termos de ocupação profissional e, também, de idade (no que se refere aos menores de idade).
. População Economicamente Ativa (PEA): é considerada deste grupo, toda e qualquer pessoa que esteja empregada ou à procura de emprego.
> A idade base considerada para o cálculo da PEA, nos países desenvolvidos, é a de 15 anos. No caso do Brasil, a idade é de 16 anos.
. População Economicamente Inativa (PEI):faz parte deste grupo, os indivíduos que não estão empregados, como os aposentados, as donas de casa que não exercem atividade econômica remunerada, as crianças e adolescentes que ainda não atingiram a idade mínima para ingressar no mercado e os estudantes.


FONTE (textos Conceiros demograficos, adaptado, do blog Geografia em Foco)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Guerra dos sexos!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Perigoso: O que tem pro jantar?
Seguro: Posso te ajudar com o jantar?
Seguríssimo: Onde você quer ir pra jantar?
Ultra-seguro: Aqui, come esse chocolate.

Periogoso: Você vai vestir ISSO?
Seguro: Nossa, você fica bem de marrom!
Seguríssimo: Uau! Tá uma gata!
Ultra-seguro: Aqui, come esse chocolate.

Perigoso: Tá nervosa por quê?
Seguro: Será que não estamos exagerando?
Seguríssimo: Vem, deixa eu te fazer um carinho…
Ultra-seguro: Aqui, come esse chocolate.

Perigoso: Será que você devia comer isso?
Seguro: Sabe, ainda tem bastante maçã.
Seguríssimo: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
Ultra-seguro: Aqui, come esse chocolate.

Essa relação amorosa foi enviada pela estimada e "zangada", Carol Crazy. Obrigado pela cooperação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Linguagem e Filosofia



+ Falar é uma atividade especificamente humana.

+ Falar, é manifestar o nosso pensamento sobre o mundo, tanto o nosso mundo subjetivo como o mundo objetivo.
+ A linguagem verbal (escrita e falada) não é a única linguagem usada pelo ser humano.
+ Toda linguagem é um sistema de signos. O signo é uma coisa que está em lugar de outra, sob algum aspecto.
+ O signo relaciona-se com o objeto de forma a dar origem em nossa mente a um segundo signo que explica o primeiro. Ex: ao vermos o desenho de uma casa (segundo) projetamos a idéia/signo de casa na nossa mente.
+ Toda linguagem possui um repertório, ou seja, uma relação dos signos que vão compô-la. Ex: as notas musicais são os sinais utilizados para a linguagem musical.
+ Há, também, a regra de combinação, ou seja, quais os signos que podemos usar juntos?
+ A linguagem deve estabelecer as regras de uso dos signos.
+ Só quando conhecemos o repertório, as regras de combinação e as regras de uso, podemos dizer que dominamos uma linguagem.


FONTE: (Filosofando: Introdução à Filosofia. Maria Lucia Aranha e Maria Helena Martins)


Só para naum sqcr das "louras"



Muito gostosona, a loira foi contratada como secretária, mais por seus dotes físicos do que pela experiência. No primeiro dia o chefe lhe dá uma ordem e ela tenta fazer o que ele pediu. Liga para o almoxarifado da empresa e pergunta:

— Você tem envelope redondo?
— Envelope redondo?
— Sim! O chefe pediu para eu enviar uma circular!

Violência e Filosofia

Segundo o Dicionário Houaiss,violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”.

 No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”.
Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, assassinato, preconceito, a violência se manifesta de várias maneiras.
 Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura).
As formas de violência, tipificadas como violação da lei penal, como assassinato, seqüestros, roubos e outros tipos de crime contra a pessoa ou contra o patrimônio, formam um conjunto que se convencionou chamar de violência urbana, porque se manifesta principalmente no espaço das grandes cidades. Não é possível deixar de lado, no entanto, as diferentes formas de violência existentes no campo.
A violência urbana, no entanto, não compreende apenas os crimes, mas todo o efeito que provocam sobre as pessoas e as regras de convívio na cidade.
A violência urbana interfere no tecido social, prejudica a qualidade das relações sociais, corrói a qualidade de vida das pessoas. Assim, os crimes estão relacionados com as contravenções e com as incivilidades. Gangues urbanas, pixações, depredação do espaço público, o trânsito caótico, as praças malcuidadas, sujeira em período eleitoral compõem o quadro da perda da qualidade de vida. Certamente, o tráfico de drogas, talvez a ramificação mais visível do crime organizado, acentua esse quadro, sobretudo nas grandes e problemáticas periferias.



Texto adaptado do Blogpensar.blogspot.com

Pra tudo tem um jeito............



Para fazer as pazes com ela: telefone vinte vezes, peça perdão, implore clemência, rasteje, descarte sua dignidade, declare-se vil e abjeto, compre flores, faça a barba. Leve-a para viajar, para jantar, para dançar. Seja gentil e compreensivo, aceite todas as ofensas e concorde efusivamente com elas, faça promessas, jure por Deus e por sua mãe. Chore.

Para fazer as pazes com ele: calcinha nova.

Feudalismo


 O sistema feudal foi a forma de organização econômica, social, política e cultural cujas origens estavam no século V, mas que firmou-se entre os séculos IX e XII. Esse sistema se baseava na posse da terra;
 A produção feudal era feita para consumo local, não se destinando ao comércio;
 O senhor feudal era o proprietário da terra, controlando os homens que trabalhavam nela, os servos. Os servos recebiam proteção militar do senhor feudal em troca do seu trabalho.
 O senhor feudal tinha controle total sobre sua terra - denominada feudo. Ele fazia as leis, concedia privilégios, aplicava a justiça, declarava a guerra e negociava a paz.
 Os servos pagavam uma série de obrigações ao senhor feudal, em forma de trabalho (corvéia) ou de produtos (talha, banalidades, taxa de casamento e mão morta). Além disso, pagavam taxas à Igreja;
 Para não esgotar o solo, praticava-se a rotação de culturas, dividindo-se a terra em três partes: uma delas permanecia em repouso (pousio) e as outras duas eram cultivadas com produtos diferentes. 
 A condição social na Idade Média era determinada pelo nascimento. Os que nasciam servos permaneciam assim até a morte e o mesmo acontecia com os nobres. Apenas os moradores das vilas (vilões), que prestavam serviços aos senhores feudais, podiam ascender socialmente;
 O clero, outra camada social, era a única com acesso à escrita, controlando a sociedade através da religião e tendo acesso a cargos administrativos nos reinos medievais;
 Apesar da autonomia, os senhores feudais também precisavam de proteção, conseguida através de juramento de fidelidade entre eles e outros nobres, Através dele, o nobre que requisitava auxílio era chamado de suserano e o que o oferecia era chamado de vassalo;
 Os territórios da Igreja – a maior proprietária de terras da Europa na época – organizavam-se de modo semelhante aos dos senhores feudais. Mas a principal função da Igreja era cuidar da parte espiritual;
 A Igreja condenava o comércio, pois afirmava que o trabalho e os bens materiais não deveriam levar ao enriquecimento, e sim à salvação. O empréstimo de dinheiro a juros também era condenado.

Outra ilusão de óptica.............

Muita gente gostou da ilusão do peixe-boi, por isso vai outra limpeza. Quantos círculos vc vê aki?


Quem não gosta de çacanagem?????

Para quem não conhece esse é o Forró Çacana, forrozinho pé-de-serra básico

Em mulher não se bate.....................



Meninas, donzelas, moças e outros substantivos feminino, naum pensem que o blogueiro é machista, mas naum pude deixar de postar essa. Qualquer coisa envie uma tira pelo e-mail do blog......

TRABALHO DE SOCIOLOGIA - 1° ANO




01. No Brasil, o racismo é apontado como "mascarado". Explique essa afirmação e dê exemplos.
02. Explique o etnocentrismo a partir do contato entre o branco europeu e o ameríndio brasileiro.
03. O surgimento do Rock n' Roll é considerado um divisor de águas entre as gerações daquele momento. Pesquise como eram os costumes e valores antes e depois do Rock n' Roll.
04. Quais as diferenças entre racismo e etnocentrismo?
05. Quais as etnias que formam o povo brasileiro? Como essa composição afetou nos nossos costume? Explique.

06. QUESTÃO EXTRA: Temos 8 bolas de aparência idêntica, mas uma delas pesa mais do que as outras 7, que por sua vez tem o mesmo peso. Temos também uma balança de pratos simples. Como podemos identificar qual é a bola mais pesada efetuando o mínimo de medições possíveis?




sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eu ovo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Blink 182 - Live from Virgin Mobile Freefest

Eu também ovo Blink!!!!!!!!!!!! Muito massa o som dos caras, mas só vale se o volume estiver lá no teto....


Com uma ajudinha até a minha vovozinha, rimou, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




  • para encontrar os indicadores do seu municipio: http://www.ipece.ce.gov.br/;


  • para encontrar as repostas de Filosofia: ver o livro Convite a Filosofia de Marilena Chauí.

Bjus do gordo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Trabalho Geografia - 2° ano


01. Explique a teoria populacional reformista.
02. Por que, com a urbanização há uma queda dos índices de natalidade e mortalidade?
03. Indique duas causas principais que explicam o baixo índice de crescimento populacional dos países mais ricos.
04. O país F tem uma população relativa de 87,15 hab/km quadrado e a sua área é de 34.567 km quadrado, qual a população absoluta de F? E o país G possui uma população absoluta de 65.786.000 habitantes e uma área de 23.458 km quadrado, qual a população relativa de G?
05. Encontre os seguintes índices de sua cidade: população absoluta e relativa, área, crescimento vegetativo, taxa de mortalidade e natalidade.

Ceará colonial - cont.



* Índio X Branco:
-- Uma das primeiras consequências do contato entre o  branco europeu com os ameríndios cearenses foi a reduçao, quase que total, do segundo.
-- O nativo sofreu com as doenças desconhecidas, com a guerra e escravização e com o processo de perda cultural.
-- Além das perseguições praticadas pelos bandeirantes, havia também os aldeamentos dos missionários jesuítas e as santas missões dos franciscanos como instrumentos de "domesticação" e aculturação.
-- No entanto, a resistência indígena pode ser vista em batalhas, matança dos gados da fazenda, invasão e destruição de locais estratégicos (fazendas, fortes).
-- Atualmente podemos encontrar um forte movimento para garantir o direito à terra para os poucos índios que restaram no Ceará, como podemos ver nas ações praticadas pelos tremembés em Almofala.

* O poder político:
-- Até meados de 1799 o Ceará ainda não possuia uma autonomia política, estando subordinado primeiramente ao Maranhão e depois a Pernambuco.
-- Os objetivos da Coroa portuguesa ao separar o Ceará de Pernambuco eram: centralizar um poder administrativo  que desenvolvesse a província e diminuisse o poder dos proprietários de terras; aumentar a arrecadação dos impostos e agir diretamente no comércio de um dos principais produtos cearense do período: o algodão.
-- Nas vilas o poder encontrava-se sustentado na tríade: Câmara Municipal, Capitão-Mor e Ouvidor.
-- Neste período foi predominante a "lei do mais", houve  várias disputas entre famílias latifundiárias, brigas por terra e pelo poder local.
-- A justiça, representada pelo Ouvidor, se mostrava inoperante e corrupta, aliada sempre aos interesses de alguma grande família local.
-- Independente da disputa de alguns memorialista e/ou "historiadores" para "saber" quem foi a primeira vila da província do Ceará, Aquiraz (reconhecida oficialmente) ou Fortaleza, é importante apontarmos que no interior da provincía se destacavam o surgimento de grandes centros urbanos: Sobral, Icó, Granja, Quixeramobim e outras.


Trabalho de Geografia - 1° ano



Eh moçada, rapadura é doce mas não é mole!!!!! Assim como o Titã Atlas, que sustentava o mundo com a sua força, é a nossa vida. cheia de desafios e "pesos" que devemos carregar todos os dias.................

01. Explique as origens do subdesenvolvimento.
02. O subdesenvolvimento é um estágio evolutivo rumo ao desenvolvimento? Explique.
03. O que é o conflito Norte X Sul? Por que ele apareceu mais nitidamente com o fim da Guerra Fria?
04. Explique como globalização e regionalização são termos tão distantes e próximos ao mesmo.
05. Qual o IDH do seu município? Explique se ele condiz com a realidade social do seu município.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Só pra testar vcs!!!!!!!!!!!

Nessa ilusão você tem conseguir enxergar os 11 animais escondidos na figura. Pra quem não sabe, os peixes-boi são um animal típico da amazônia brasileira.


Trabalho de Sociologia





  1. Elabore um conceito de cidadania.

  2. Interprete o conceito do cientista político italiano Norberto Bobbio: "O direito do cidadão é a conversão universal, em direito positivo, dos direitos do ser humano".

  3. O que são as minorias majoritarias? Dê um exemplo e explique as soluções encontradas para este dilema.

  4. Qual o papel do terceiro setor na sociedade?

  5. Escolha um dos itens da Declaração Universal dos Direitos Humanos e discorra sobre o mesmo.

  6. QUESTÃO EXTRA: Você tem dois pedaços de uma corda especial e um isqueiro. E esses são os únicos materiais que você pode utilizar. Cada pedaço de corda demora exatamente 1 hora para queimar-se por inteiro, mas não é possível garantir que a queima seja uniforme em relação ao tempo, ou seja, pode ser que 90% da corda demore 10 minutos para queimar e o resto, 50 minutos. A taxa de queima das duas cordas não são necessariamente idênticas. Sua tarefa é medir 45 minutos. Como você pode fazer isso?


BOA SORTE!!!!! Para os grupos e não-grupos.