quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BOM DIA MEU QUERIDO PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!


EU AMO SER PROFESSOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Caralho veio!!!!!!!!! Hoje é o meu dia (cara egoísta), mas é meu e de todo os meus colegas, ou não, de profissão. É o dia, o dia!!!!!!
Poderia muito bem escrever aqui aquele discurso maçante de que a educação está em crise, que a culpa é do sistema neoliberal (e também do George W. Bush), de que a maioria dos jovens hoje estão aprisionados num mundo alienado e blá, blá, blá, blá.........
Mas não, e é um NÃO bem grande mesmo. Já tô com o meio saco transbordando de ideologias marxistas, petistas, comunistas, anarquistas (a melhor até o momento), liberais, ecológicas, construtivistas e por aí vai. Confúcio dizia: “é mais fácil acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão”.
Eu quero falar é de uma forma, apaixonada, utópica e “inocente”. EU AMO SER PROFESSOR. Alguns colegas de profissão podem se perguntar: ele é doido? Nós recebemos tão pouco, ao mesmo tempo em que não somos reconhecidos como uma profissão séria por alguma parcela da população.
Eu não to nem ai!!! Não pensem que deixei o meu lado crítico estendido no varal, mas repito, apesar de tudo, EU AMO SER PROFESSOR.
Nada mais gratificante do que ver o desenvolvimento intelectual e crescimento pessoal dos alunos. Nada mais glorioso que saber que você foi parte fundamental para que os alunos tomassem suas decisões que mudariam os seus caminhos.
Ser professor é bom demais, não tem Mastercard algum que pague o sentimento da conquista do vestibular, de um emprego, de uma melhor qualidade de vida, de um companheiro(a), enfim, de um, ou vários, momento de felicidade dos alunos.
Eu me lembro de quando era “piva” e minha avó materna, uma das minhas maiores professoras, me falava repetidamente: “o maior livro da vida é o mundo, ele nos ensina bastante nas várias voltas que dar”. “Louca”, essa minha vó, né?
Pois é, continuo aprendendo com os meus alunos, continuo vendo o quão singular é o ser humano e continuo notando que a cada volta que o mundo dar eu tô ali, relax, punk e aberto para uma nova volta, pois que gire o mundo então.
Professores de toda a galáxia: PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nós somos demais, independentes do estilo (zangado, brincalhão, enrolão, sabe-tudo, atrapalhado, louco, gay, apaixonado, sonhador), estamos ali, todos os dias, diante daquilo que acreditamos, isso mesmo! Alguns ainda acreditam, ser o certo para os nossos alunos e para o mundo.
E para encerrar com uma frase poética e apaixonada, nada melhor que o velho Che Guevara: “Hay que endurecer, pero sin  perder la ternura jamás”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário