quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ceará colonial - cont.



* Índio X Branco:
-- Uma das primeiras consequências do contato entre o  branco europeu com os ameríndios cearenses foi a reduçao, quase que total, do segundo.
-- O nativo sofreu com as doenças desconhecidas, com a guerra e escravização e com o processo de perda cultural.
-- Além das perseguições praticadas pelos bandeirantes, havia também os aldeamentos dos missionários jesuítas e as santas missões dos franciscanos como instrumentos de "domesticação" e aculturação.
-- No entanto, a resistência indígena pode ser vista em batalhas, matança dos gados da fazenda, invasão e destruição de locais estratégicos (fazendas, fortes).
-- Atualmente podemos encontrar um forte movimento para garantir o direito à terra para os poucos índios que restaram no Ceará, como podemos ver nas ações praticadas pelos tremembés em Almofala.

* O poder político:
-- Até meados de 1799 o Ceará ainda não possuia uma autonomia política, estando subordinado primeiramente ao Maranhão e depois a Pernambuco.
-- Os objetivos da Coroa portuguesa ao separar o Ceará de Pernambuco eram: centralizar um poder administrativo  que desenvolvesse a província e diminuisse o poder dos proprietários de terras; aumentar a arrecadação dos impostos e agir diretamente no comércio de um dos principais produtos cearense do período: o algodão.
-- Nas vilas o poder encontrava-se sustentado na tríade: Câmara Municipal, Capitão-Mor e Ouvidor.
-- Neste período foi predominante a "lei do mais", houve  várias disputas entre famílias latifundiárias, brigas por terra e pelo poder local.
-- A justiça, representada pelo Ouvidor, se mostrava inoperante e corrupta, aliada sempre aos interesses de alguma grande família local.
-- Independente da disputa de alguns memorialista e/ou "historiadores" para "saber" quem foi a primeira vila da província do Ceará, Aquiraz (reconhecida oficialmente) ou Fortaleza, é importante apontarmos que no interior da provincía se destacavam o surgimento de grandes centros urbanos: Sobral, Icó, Granja, Quixeramobim e outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário