quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Trabalho Geografia - 2° ano


01. Explique a teoria populacional reformista.
02. Por que, com a urbanização há uma queda dos índices de natalidade e mortalidade?
03. Indique duas causas principais que explicam o baixo índice de crescimento populacional dos países mais ricos.
04. O país F tem uma população relativa de 87,15 hab/km quadrado e a sua área é de 34.567 km quadrado, qual a população absoluta de F? E o país G possui uma população absoluta de 65.786.000 habitantes e uma área de 23.458 km quadrado, qual a população relativa de G?
05. Encontre os seguintes índices de sua cidade: população absoluta e relativa, área, crescimento vegetativo, taxa de mortalidade e natalidade.

Ceará colonial - cont.



* Índio X Branco:
-- Uma das primeiras consequências do contato entre o  branco europeu com os ameríndios cearenses foi a reduçao, quase que total, do segundo.
-- O nativo sofreu com as doenças desconhecidas, com a guerra e escravização e com o processo de perda cultural.
-- Além das perseguições praticadas pelos bandeirantes, havia também os aldeamentos dos missionários jesuítas e as santas missões dos franciscanos como instrumentos de "domesticação" e aculturação.
-- No entanto, a resistência indígena pode ser vista em batalhas, matança dos gados da fazenda, invasão e destruição de locais estratégicos (fazendas, fortes).
-- Atualmente podemos encontrar um forte movimento para garantir o direito à terra para os poucos índios que restaram no Ceará, como podemos ver nas ações praticadas pelos tremembés em Almofala.

* O poder político:
-- Até meados de 1799 o Ceará ainda não possuia uma autonomia política, estando subordinado primeiramente ao Maranhão e depois a Pernambuco.
-- Os objetivos da Coroa portuguesa ao separar o Ceará de Pernambuco eram: centralizar um poder administrativo  que desenvolvesse a província e diminuisse o poder dos proprietários de terras; aumentar a arrecadação dos impostos e agir diretamente no comércio de um dos principais produtos cearense do período: o algodão.
-- Nas vilas o poder encontrava-se sustentado na tríade: Câmara Municipal, Capitão-Mor e Ouvidor.
-- Neste período foi predominante a "lei do mais", houve  várias disputas entre famílias latifundiárias, brigas por terra e pelo poder local.
-- A justiça, representada pelo Ouvidor, se mostrava inoperante e corrupta, aliada sempre aos interesses de alguma grande família local.
-- Independente da disputa de alguns memorialista e/ou "historiadores" para "saber" quem foi a primeira vila da província do Ceará, Aquiraz (reconhecida oficialmente) ou Fortaleza, é importante apontarmos que no interior da provincía se destacavam o surgimento de grandes centros urbanos: Sobral, Icó, Granja, Quixeramobim e outras.


Trabalho de Geografia - 1° ano



Eh moçada, rapadura é doce mas não é mole!!!!! Assim como o Titã Atlas, que sustentava o mundo com a sua força, é a nossa vida. cheia de desafios e "pesos" que devemos carregar todos os dias.................

01. Explique as origens do subdesenvolvimento.
02. O subdesenvolvimento é um estágio evolutivo rumo ao desenvolvimento? Explique.
03. O que é o conflito Norte X Sul? Por que ele apareceu mais nitidamente com o fim da Guerra Fria?
04. Explique como globalização e regionalização são termos tão distantes e próximos ao mesmo.
05. Qual o IDH do seu município? Explique se ele condiz com a realidade social do seu município.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Só pra testar vcs!!!!!!!!!!!

Nessa ilusão você tem conseguir enxergar os 11 animais escondidos na figura. Pra quem não sabe, os peixes-boi são um animal típico da amazônia brasileira.


Trabalho de Sociologia





  1. Elabore um conceito de cidadania.

  2. Interprete o conceito do cientista político italiano Norberto Bobbio: "O direito do cidadão é a conversão universal, em direito positivo, dos direitos do ser humano".

  3. O que são as minorias majoritarias? Dê um exemplo e explique as soluções encontradas para este dilema.

  4. Qual o papel do terceiro setor na sociedade?

  5. Escolha um dos itens da Declaração Universal dos Direitos Humanos e discorra sobre o mesmo.

  6. QUESTÃO EXTRA: Você tem dois pedaços de uma corda especial e um isqueiro. E esses são os únicos materiais que você pode utilizar. Cada pedaço de corda demora exatamente 1 hora para queimar-se por inteiro, mas não é possível garantir que a queima seja uniforme em relação ao tempo, ou seja, pode ser que 90% da corda demore 10 minutos para queimar e o resto, 50 minutos. A taxa de queima das duas cordas não são necessariamente idênticas. Sua tarefa é medir 45 minutos. Como você pode fazer isso?


BOA SORTE!!!!! Para os grupos e não-grupos.

Só pra descontrair

O nome muvucado já diz tudo, isso aki é pra ser uma zona, a casa da Dona Joana, como gosto é que nem fiofó, vai aí um som da sensação literária do momento: Crepúsculo.

Trabalho de Filosofia !!!!!!!!!!!!!!!!!


  1. Quantas e quais são as modalidades de imaginação?
  2. Já que estamos estudando as formas de conhecimento, comente acerca da seguinte frase de Pascal: "Somos algo e não tudo (...) incapazes de conhecer com segurança e de ignorar totalmente".
  3. Encontre as diferenças entre imaginação e percepção.
  4. O que é memória virtual?
  5. Por que podemos afirmar que a memória é devalorizada nos tempos atuais?
  6. QUESTÃO EXTRA:  Uma pessoa resolve contar usando a mão esquerda da seguinte maneira: Ela começa com 1 no dedão, 2 no dedo indicador, 3 no médio, 4 no anelar, 5 no mínimo e depois inverteu a ordem, contando 6 no anelar, 7 no médio, 8 no indicador, 9 no dedão, 10 novamente no dedo indicador e assim por diante. Ela contou assim até 2007. Em qual dedo ela parou?

Trabalho de História



Boas sorte para as duplas de três !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  1. Qual a importância da jihad no processo de ampliação do Império Islâmico?
  2. O que foi o Cisma do Oriente e quais as suas consequências para o cristianismo?
  3. Em que consistiu o renascimento carolíngio e que legado ele nos deixou?
  4. De que modo a Igreja católica se tornou a instituição mais rica e poderosa da Idade Média?
  5. Como os "homens bons" exerciam os seus poderes nas vilas do Ceará colonial?
  6.  QUESTÃO EXTRA:   Dinheiros iguais: Uma pessoa falou com a outra: "Se você me der R$1,00, eu terei o dobro do que você tem". Então o outro disse: "Se você me der R$1,00, teremos dinheiros iguais". Quanto tinha cada um?


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Só pra zoar um pouquinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk



% “Certo”: Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa de calar.

% “5 minutos”: Se ela está se arrumando significa meia hora. “5 minutos” só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.
% “Nada”: Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em “Nada” normalmente terminam em “Certo”.
% “Você que sabe”: É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer…e não diga que também não sabe!
% Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confundo os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre “Nada”.
% “Tudo bem”: Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. “Tudo bem” significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.
% “Obrigada”: Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga “por nada”. (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga “MUITO obrigada” – isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÂO diga “por nada”. Isso apenas provocará o “Esquece”).
% “Esquece”: É uma mulher dizendo “@#$%@¨#!!”
% “Deixa pra lá, EU resolvo”: Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando “o que aconteceu?”. Para a resposta da mulher, consulte o item 3.
% “Precisamos conversar !”: A casa caiu!!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.
% “Sabe, eu estive pensando…”: Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse…

Susanoo



Continuando sobre a mitologia japonesa em relação com o mangá/anime Naruto, mais um poder dos irmãos Uchiha.

Susanoo, também conhecido como Susano-o, Susa-no-o, e Susanowo) no Xintoísmo é o deus do mar e das tormentas na mitologia japonesa. Susanoo é o irmão de Amaterasu, a deusa do sol e de Tsukuyomi, o deus da lua.
Susanoo se comportou mal de várias maneiras e sua irmã Amaterasu se retirou para uma caverna. A desgraça de Susanoo o redimiu por matar uma cobra de 8 cabeças, Yamata no Orochi. Ele quebrou a espada dele cortando a cauda do dragão, mas outra espada apareceu, a lendária espada de Kusanagi ("A Cortadora de Grama", mais conhecida como "Mata-dragão") a qual ele deu para Amaterasu. Por fim, Susanoo se casou com Kushinada e eles e seus descendentes realizaram feitos titânicos de procriação. Um dos seus descendentes, por exemplo, foi O-Kuni-No-Nushi, que teve oitenta irmãos.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Susanoo"

É por esse e outros motivo que eu não quero crescer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!



GALERINHA!!!!!!!!!!!!!! VEM AÍ O FESTIVAL DO GUARANÁ DIA 11/10 - DOMINGO
- EITA PIULA, VÔ LOTAR MEU BUCHO DE DELRIO COM PIPOCA AMERICANA E CREPE'S DE SALSICHA. E AINDA TEM MAIS, EU VOU GANHAR UM PS2 E PASSAR O RESTO DO ANO JOGANDO MÁRIO BROS.

O espaço urbano do Ceará - 1° ano


  • O Ceará, a partir da década de 1950, sofreu um rápido processo de urbanização.
  • Os fatores que mais favorecerem o crescimento da população urbana, foram o de ordem natural (seca) e a questão fundiária (propriedades de terras).
  • Além da capital Fortaleza, há municípios que se destacam nas suas regiões, como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Crateús.
  • Dos 184 municípios do Ceará, apenas 24 possuem mais de 25 mil habitantes.
  • Segundo o IBGE, a organização urbana do espaço cearense é da seguinte forma:
      > Metrópole Regional - Fortaleza.
      > Capital Regional - Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu.
      > Centro Sub-regional - Crateús.
      > Centro de Zona - Quixadá, Limoeiro Norte, Aracati.
      > Centros locais - cidades pequenas, com influência apenas na sua área.

  • Há ainda a Grande RMF (Região Metropolitana de Fortaleza), criada em 1974, apresenta os maiores índices populacionais, devido principalmente as maiores ofertas de emprego (setor industrial, por exemplo) e aos serviços como o de saúde, educação.
 



Demografia do Ceará - parte I


> De acordo com o IBGE, a área do Ceará é de 148.825, 602 km², tendo uma população estimada, em 2007, de 8.185.286 habitantes.

> A população concentra-se principalmente na capital Fortaleza, que possui mais de 2,2 milhões de habitantes.
> A Região Metropolitana de Fortaleza, devido as suas atrações produtivas (indústrias, comércio, transportes, etc.) tornou-se um centro atrativo para populações do interior do Ceará e até mesmo de estados vizinhos.
> O êxodo rural no Ceará é bem característico, principalmente em decorrência dos problemas naturais (seca).
O Ceará atualmente segue a tendência nacional, onde apresenta uma redução na Taxa de mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida, redução da taxa de fecundidade e crescimento populacional estável.
> A população do Ceará é predominantemente urbana, devido as atrações produtivas oferecidas pelos principais núcleos urbanos.
> O sexo feminino, assim como em outros estados, encontra-se em maior numero.
> A população adulta e idosa tem crescido, o que confirma um aumento na expectativa de vida.



sábado, 26 de setembro de 2009

Ta na hora de curtir o Bob !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Caralho vei (ops, olha o palavrão GG), Bob era o "Cão" mesmo, fim de semana sem Bob não é fim de semana, relaxem nesse som, clic no link abaixo, descompacte e relaxe, relaxe e relaxe. Fui............ curtir o meu Bob Marley !!!!!!!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Subdesenvolvimento - parte 1



1- Características do subdesenvolvimento

• Baixa renda per capita
• Dependência econômica e tecnológica em relação aos países plenamente desenvolvidos
• Grandes desigualdades na distribuição de renda, com algumas pessoas muito ricas e a maioria da população, ou boa parte dela, vivendo em condições de extrema pobreza
• Taxas elevadas de mobilidade infantil
• Altos índices de analfabetismo
• Má distribuição da propriedade da terra, com um pequeno grupo de latifundiários que concentram a maior parte do solo cultivável, enquanto milhões de camponeses vivem sem terra ou pouca terra para trabalhar
• Dívida externa elevada
• Economia controlada em parte por empresas multinacionais com centros de decisão fora do país
• Corrupção generalizada nos órgãos administrativos e em outros setores do Estado
• Desrespeito mais ou menos freqüente aos direitos humanos


1.1-O subdesenvolvimento não pode ser confundido com o não-desenvolvimento ou com pouco desenvolvimento. Sua característica mais marcante é o que se poderia chamar de desenvolvimento perverso, já o crescimento econômico acentua as desigualdades sociais em vez de diminuí-las, aumentando o abismo que separa ricos e pobres.
1.2-O economista Celso Furtado observa que “ subdesenvolvimento é um processo histórico autônomo, e não uma etapa pela qual tenham passado, necessariamente, as nações que alcançaram o desenvolvimento”.
1.3-É preciso destacar que alguns países, ainda que subdesenvolvidos, já estão numa fase mais avançada de industrialização. Ex: China, Índia, Argentina, Chile, África do Sul, México, Brasil e outros. Eles forma o grupo de países emergentes.

Que cena !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



"A poltrona e as pantufas são as ruínas do homem." (Benito Mussolini)

Chama o SAMU pelo amor da Nossa Senhora das bicicletas sem freios!!!!!!!



Quatro bichinhas conversando sobre o que queriam ser na segunda vida.

— Euzinha quero ser uma pomba branca, mensageira da paz.
— Eu quero ser uma coelhinha. Pensa... cenoura todo dia.
— Eu queria ser uma cachorrinha Poodle, passar o dia todo no petshop.
A quarta bicha vira e diz:
— Eu gostaria de ser uma Ambulância. Realiza, eu toda de vermelho, com aquele monte de homens másculos dentro de mim, sair pelas ruas piscando e gritando, piru, piru, piru, piru.

Cidadania - parte 1


# Em sentido etimológico, cidadania refere-se à condição dos que residem na cidade. Ao mesmo tempo, diz da condição de um indivíduo como membro de um estado, como portador de direitos e obrigações.
# O termo cidadão tornou-se sinônimo de homem livre, portador de direitos e obrigações a título individual, assegurados em lei.
# Os regimes de governo são justos na medida em que as liberdades são defendidas, mesmo em épocas de crise. Além do sentido sociológico, a cidadania tem um sentido político, que expressa a igualdade perante a lei, conquistada pelas grandes revoluções (inglesa, francesa e americana), e posteriormente reconhecida no mundo inteiro.
# Em 10 de dezembro de 1948, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
# Atualmente não se pode conceber a proteção jurídica dos direitos individuais sem o reconhecimento e a proteção dos direitos sociais do homem.
# Trata-se de um conceito ao mesmo tempo jurídico, sociológico e político: descreve a consagração formal de certos direitos, o processo político de sua obtenção e a criação das condições socioeconômicas que lhe dão efetividade.

Os Orixás - Ogum


DIA: Terça-Feira

CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho (algumas qualidades)
SÍMBOLOS: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas
ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas) e Fogo
DOMÍNIOS: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia
SAUDAÇÃO: Ògún ieé!!

Ogum (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, metalúrgicos e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.
Ogum é um orixá importantíssimo na África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé.
Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.

Reinos Francos

  1. Os francos viviam nas margens do rio Reno e, no século V, entraram na Gália. No final desse século, os reis da dinastia Merovíngia ampliaram o Reino Franco. Durante a dinastia Carolíngia (final do século VIII), o Reino Franco tornou-se o mais poderoso da Europa ocidental;
  2. A história desse povo foi marcada por disputas entre a realeza e os nobres, enfraquecendo os reis e fazendo emergir os senhores feudais;
  3. Clóvis (481-511) fundou o Reino Franco, anexando terras dos romanos e dos bárbaros. Converteu-se ao cristianismo e aproveitou a organização administrativa dos bispados;
  4. A economia do Reino Franco baseava-se nos feudos e a administração era exercida por funcionários nomeados pelo rei, com a morte de Clóvis o Reino Franco foi dividido;
  5. Os reinos mantinham certa independência e eram supervisionados pelos prefeitos do palácio, nobres que assumiram as funções administrativas do rei;
  6. Com o apoio do papa, Pepino destronou Childerico III em 751 e tornou-se o novo rei, iniciando a dinastia carolíngia. Em seu reinado, a Igreja recebeu o Patrimônio de São Pedro;
  7. Em 768, Pepino dividiu o reino entre seus filhos Carlomano e Carlos Magno. O primeiro morreu em 771, deixando o governo para o irmão. No reinado de Carlos Magno, o reino anexou territórios italianos e a Baviera, dominou e converteu os saxões e conteve os muçulmanos nos Pireneus;
  8. O papa Leão III, ameaçado de morte por seus inimigos, aliou-se a Carlos Magno e, em 800, o coroou imperador do Império Romano do Ocidente;
  9. Dentro do Império, ele tinha a mesma autoridade do papa, indicando bispos e abades. Estado e Igreja estavam unidos na pessoa do imperador;
  10. A economia do Império era agrícola, mas a segurança militar estabeleceu as bases de um comércio com o norte da Europa;
  11. O Império promoveu a alfabetização dos nobres e a tradução de obras romanas e gregas, o que foi fundamental para a preservação da cultura clássica na Idade Média. As atividades culturais do período fizeram com que ele ficasse conhecido como Renascimento Carolíngio.
  12. Em 843, pelo Tratado de Verdun, o Império dividiu-se em três reinos. Carlos ficou com a França Ocidental, Luís com a França Oriental e Lotário com a França Central e o título de imperador;
  13. A história da França, separada do Império Carolíngio, teve início em 843, com Carlos, o Calvo. Nele foi determinado o princípio da hereditariedade dos feudos, que legitimou o sistema feudal;
  14.  No século X, os senhores feudais da França e do Reino Germânico (França Oriental) já exerciam o poder político.

 

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado e passou a ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início dos anos 90. Este índice é aplicado para classificar o país em função do grau de desenvolvimento e de qualidade de vida da população. O IDH é calculado com base em dados econômicos e sociais (saúde e educação), cujos indicadores analisados são:

Renda per capita » corresponde à renda nacional de um país dividida pelo número de seus habitantes. A renda nacional é a soma de todos os rendimentos recebidos durante um ano pelos habitantes de um país, como salários, lucros, aluguéis, juros etc.
Expectativa de vida » consiste no número de anos que as pessoas vivem em média.
Índice de analfabetismo » corresponde à percentagem das pessoas acima de 15 anos, que não sabe ler e nem escrever um bilhete simples, na população total residente do mesmo espaço geográfico e de mesma faixa etária.
Taxa de matrículas nas redes de Ensino (público e privado) » consiste no número de matrículas existentes no Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Classificação de acordo com o IDH:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0 a 1, na seguinte ordem:
- igual ou maior que 0,800 (IDH elevado);
- de 0,500 a 0,799 (IDH médio);
- menor que 0,500 (IDH baixo).

Em ordem decrescente de nível de desenvolvimento, o Brasil é caracterizado, segundo os dados econômicos e sociais, pelas seguintes regiões:

A primeira região que apresenta o melhor IDH compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A segunda região, com IDH intermediário, abrange os estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Amapá.
A terceira região compreende os estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.
A quarta região é formada pelo Acre, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A quinta região, com o pior IDH do país (equivalente aos países mais pobres do mundo), abrange os estados do Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe e Paraíba.

FONTE: (blog Geografia em foco)

sábado, 19 de setembro de 2009

Curitiano pedindo esmola no sinal !!!!!!

ATENÇÃO!!!!! Esse vídeo possui cenas de violência, de ações preconceituosas e de uma péssimo inglês. CUIDADO!!!!!!


Essa é sacanagem..................



Veja se você conseguiria aprovação para concorrer a uma vaga de assessor de Deputado Federal.

As questões foram elaboradas a pedido do digníssimo Presidente da Câmara, para submeter seus parentes a uma prova, demonstrando que os mesmos têm capacidade para assumir os cargos que ocupam, e que essa história de nepotismo é pura inveja de quem não consegue arranjar uma boquinha…

1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( ) Amarelo

2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung

3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo

4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( ) ciante

5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( ) Botafogo ( ) Vasco da Gama

6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne do sol

7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca

8 ) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil
foi Pero Vaz de ________
( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara ( ) Caminha

9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de _________
( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro

10) D. Pedro popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência  ( ) decretou sua falência ( ) saturou a paciência ( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência

11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil ( ) foi pra puta que pariu ( ) tropeçou mas não caiu

12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura

13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado

14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rego ( ) Furico ( ) Forevis

15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto ( ) cabaço ( ) que está doendo ( ) dentes ( ) e põe de novo

16) D. Pedro I. as margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte! ( ) Eu dou por esporte! ( ) Como dói, prefiro a morte! ( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!

Idade Média e o Islamismo



#  A Arábia é uma península banhada pelo oceano Índico, pelo golfo Pérsico e pelo mar Vermelho. Nessa região, Maomé criou a religião Islâmica;

# Muitos árabes eram comerciantes nas rotas internacionais. A peregrinação à Meca era importante para eles, por atrair muitas pessoas à cidade onde eram realizadas as feiras;
#  Maomé nasceu em Meca por volta de 570 e foi criado pelo avô e por um tio. Pobre, trabalhou como pastor nas montanhas e casou-se com Khadidja, uma viúva rica. Conheceu várias religiões em suas viagens e elaborou uma religião com elementos árabes, cristãos e judeus;
#  Em 610, teve uma visão em que o anjo Gabriel lhe dizia existir um só deus, Alá, e um profeta, Maomé. Passou a denominar-se o profeta de Alá e seus parentes converteram-se. Sua religião conquistou muitos seguidores, principalmente beduínos seduzidos pela pregação do paraíso após a morte;
#  O islamismo combatia o politeísmo, o que fez os comerciantes de Meca temerem a perda de seus negócios e da influência sobre os povos do deserto. Eles decidiram eliminar Maomé, que fugiu para Yatreb em 622;
#  Esse episódio é conhecido como Hégira (fuga, em árabe) e marca o início do calendário muçulmano. Em Yatreb, Maomé organizou a comunidade islâmica e a cidade passou a chamar-se Medina – Cidade do Profeta;
#  Para vencer os comerciantes de Meca, Maomé preparou a Guerra Santa, que espalharia o islamismo através de conquistas militares. Em 630, ele e seus seguidores tornaram Meca e destruíram os ídolos da Caaba;
# A Guerra Santa transformou-se numa das motivações mais fortes para as conquistas árabes. A unificação religiosa em torno de um único deus e de um único líder, Maomé, deu unidade política às tribos;
# Quando Maomé morreu, toda a Arábia estava convertida ao islamismo. Os califas, chefes militares que o sucederam, construíram um império, conquistando a Síria, a Pérsia, a Palestina, o Egito e o norte da África;
# A dinastia dos Abássidas (750) mudou a capital para Bagdá e introduziu costumes persas na política e na administração. Foi o apogeu do Império (786-809), seguido da decadência causada pelas lutas entre os descendentes de Maomé e os comerciantes;
# Com o domínio muçulmano no Mediterrâneo, o comércio cristão na região quase desapareceu, com exceção de Amalfi e Veneza;
# O Ocidente dominado pelos árabes, em especial a Espanha, assimilou sua cultura, como técnicas e cultivo de produtos, produção de cerâmica, vidro e tecidos, e conhecimentos de matemática e química;
# A arte muçulmana teve influência bizantina, percebida nas mesquitas e minaretes. As mil e uma noites é a obra literária árabe mais conhecida. Na filosofia, destacou-se Averróis, tradutor de Aristóteles para o árabe.



Mitologia Japonesa - Amaterasu

Pra quem curte Naruto, deve se lembrar que o seu criador, Kishimoto, faz várias referências à mitologia xintoísta, vai aí uma deusa: Amaterasu, um dos poderes dos irmãos Uchiha


Amaterasu também conhecida como Ama-Terasu-Oho-Mi-Kami. Deusa do sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi e domina o panteãoxintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais.
"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do Oceano jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu, com seu sexo furado por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira: não gostava de cavalo cru. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e as deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram um estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."
 
(texto retirado do blog mitologias e religiões antigas)

Padre espertinho!!!!!!!!!!!!!!!!!




O caipira chegou em São Paulo, louco pra conhecer um puteiro da cidade grande. O problema era descobrir onde tinha um puteiro, sem conhecer ninguém na cidade e sem passar vergonha.

Depois de pensar um pouco, sentado na calçada, ele viu um padre passando e teve uma idéia brilhante.
— A benção, seu padre! — disse ele, pra chamar a atenção do homem.
— Diga, meu filho...
— O senhor poderia me dizer onde é que fica a igreja mais próxima?
— Claro. Fica há duas quadras daqui.
— Duas quadras? Nossa, padre. Fica bem perto do puteiro, hein!
— Não, meu filho. O puteiro fica a 4 quadras, à direita, depois da terceira lombada, em uma casa vermelha, número 69.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Conceitos Demográficos - parte 2

(Os operários - Tarsila do Amaral)
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

O crescimento populacional corresponde às mudanças que, ao longo do tempo, são verificados no quadro da população sob a influência das entradas e de saídas de pessoas no respectivo espaço.
Neste contexto as entradas significam os nascimentos e as imigrações registradas, enquanto as saídas correspondem ao número de óbitos e emigrações.
Sendo assim, para efeito do crescimento da população, devemos levar em consideração duas variáveis: o crescimento natural ou vegetativo da população (diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade) e o saldo migratório (a diferença entre imigrantes e emigrantes).
TAXA DE NATALIDADE
→ Corresponde à relação entre o número de nascimentos ocorridos em 01 (um) ano e a população absoluta, tendo o resultado expresso, em geral, por mil.
Taxa de Natalidade = número de nascimentos x 1000 /  População Absoluta
TAXA DE MORTALIDADE
→ Corresponde à relação entre o número de óbitos ocorridos em 01 (um) ano e a população absoluta, tendo o resultado expresso por mil.
Taxa de Mortalidade = número de óbitos x 1000 / População Absoluta
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL
→ Trata-se da relação do número de crianças, de até 1 (um) ano de idade, que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas.
TAXA DE FECUNDIDADE
→ Corresponde à média de filhos, por mulher, na idade de reprodução.
EXPECTATIVA DE VIDA
→ Consiste no índice que expressa a quantidade de anos que vive, em média, a população.
Este é um índice muito utilizado para análise do nível de desenvolvimento dos países.
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO
Trata da composição da população em relação a fatores como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).

ESTRUTURA ÉTNICA
A distinção dos indivíduos pela cor através da classificação geral de raças branca, negra, amarela e mestiça é, ainda, um fato muito controverso.
Hoje, em dia, emprega-se muito mais o termo etnia do que raça, uma vez que a primeira expressa não expressa só a cor, mas, sobretudo, a cultura de um determinado grupo étnico.
O Brasil é um país caracterizado pela grande miscigenação de grupos étnicos, seja esta advinda dos amarelos nativos (indígenas), dos brancos europeus, dos negros africanos e, ainda, dos mestiços.
Até hoje, a determinação do grupo étnico a qual pertence ou da cor, simplesmente, da pessoa é tarefa nada fácil a ser tratada, principalmente, quando a população apresenta uma grande miscigenação.

Ai que saudades do bons tempos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Punk na veiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pra vocês novinhos vai aí um bom e velho punk rock brasileiro, eu sei que a onda do momento é Fresno, Strike, Glória, NX Zero e por aí vai. Mas escutem esse som bem alto, mais bem alto mesmo, do tipo trio elétrico da Ivete Sangalo. É só clicar no link e baixar o arquivo e esperar os vizinhos chamarem o RONDA.
aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A arte como forma de pensamento - parte1

Saori - Cavaleiros do Zodiaco (representava Atenas - Deusa da Sabedoria e das Artes)
 A Arte aparece no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar.
 A partir da intuição o artista cria símbolos da natureza e da vida humana.
 Quando apreciamos uma obra de arte, fazemo-lo por meio dos nossos sentidos; visão, audição, tato, cinestesia, olfato e paladar.
 O artista atribui significados ao mundo por meio de sua obra.
 Na obra de arte não é importante o tema, mas o tratamento que se dá ao tema em si.
 A imaginação serve de mediador entre o vivido e o pensado.
 Na experiência estética, a imaginação manifesta, ainda, o acordo entre a natureza e o sujeito.
 Para o artista, as palavras, as cores, as linhas, as formas e desenhos não são somente meios materiais de produção, são condições de pensar artístico, momento do processo de criação e parte integrante da sua expressão.
 A obra de arte pode inspirar uma outra, podemos ter um filme a partir de um livro, mas são obras diferentes.

Memória - parte 1

Mnemosyne

 É nossa primeira e mais fundamental experiência do tempo.
 Ela é uma forma de percepção interna baseada na diferença temporal-passado, presente e futuro.
 É fundamental para a identificação coletiva de uma sociedade.
 Na Mitologia Grega a deusa Memória era Mnemosyne, que cedia poderes aos poetas para tornarem os feitos mortais e imortais.
 Os atributos da deusa Memória não estavam ligados apenas a arte e história, mas também a medicina..
 A oratória romana estava toda fundada na boa memória, na arte de discursar sem anotações e/ou outras leituras.
 Atualmente a propaganda e a publicidade nos fazem preferir o “novo”, o “moderno”, a “ultima moda”, pois a indústria e o comércio só terão se não conservarmos as coisas.
 A desvalorização da memória aparece no descaso pelos idosos, considerados inúteis e inservíveis em nossa sociedade, ao contrário de algumas sociedades onde os idosos são símbolos da sabedoria.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conceitos demográficos - parte 1


DEMOGRAFIA→ Corresponde à área da ciência geográfica que estuda a dinâmica da população humana.

POPULAÇÃO→ Conjunto de pessoas que vive em um determinado espaço, seja este sob a dimensão mundial, de um continente, de um país, de uma região, um estado ou uma outra área específica.Em geral, em uma análise demográfica, são utilizadas as seguintes variáveis básicas: tamanho, estrutura e crescimento da população.

1. TAMANHO DA POPULAÇÃOSubtende-se, como tamanho de uma população, o número de pessoas que residem em um determinado espaço.

POPULAÇÃO ABSOLUTA→ Trata-se do número total de habitantes de um determinado lugar.Utilizamos o adjetivo populoso, quando nos referimos à população absoluta.

POPULAÇÃO RELATIVA→ Trata-se do número de habitantes por quilômetro quadrado (Km2), ou seja, ela consiste na distribuição da população em relação à área. A população relativa é também denominada de Densidade Demográfica. Sendo assim, a população relativa ou densidade demográfica de um determinado lugar é obtida através da divisão do número da população absoluta pela área territorial do espaço:População Relativa = População Absoluta /Área Territorial

Utilizamos o adjetivo povoado, quando nos referimos à população relativa ou à densidade demográfica.

O recenseamento ou censo demográfico consiste na coleta periódica de dados estatísticos da população de um determinado lugar.

O levantamento demográfico do Brasil passou a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Estatística – IBGE ( http://www.ibge.gov.br/ ). Os censos do IBGE são realizados de 10 em. Quando falamos em população devemos ter em mente que os dados levantados são, na verdade, estimativas, tendo em vista os seguintes aspectos: o número elevado de crianças não registradas no país e as dificuldades de acessibilidade dos agentes recenseadores às casas localizadas em áreas de risco (violência) etc..

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA POPULAÇÃO - distribuição geográfica da população na superfície terrestre não se caracteriza de maneira uniforme, tendo em vista a ocorrência de diferentes fatores que se apresentam como fatores de favoráveis e/ou de desfavoráveis à ocupação humana. Fatores estes, que podem ser de origem natural e/ou antrópicas.Entre aqueles que se apresentam como fatores favoráveis destacam-se: os vales fluviais, a região litorânea, as áreas próximas aos grandes centros urbanos etc. Em contrapartida, outros elementos se configuram como obstáculos, isto é, desfavoráveis à ocupação e fixação do homem e, entre estes, se destacam principalmente os de origem natural (áreas pantanosas, de condições climáticas rigorosas, áreas áridas ou desérticas, florestas, áreas montanhosas etc.).Em função dos fatores favoráveis, podemos observar Áreas Ecúmenas, que consistem em espaços de fácil fixação e ocupação humana, isto é, áreas de condições habitáveis. Em contrapartida, temos as chamadas Áreas Anecúmenas, que correspondem às áreas de difícil fixação do homem, as quais se configuram como vazios demográficos.O fato de o Brasil ser o quinto país mais populoso do mundo, mas apresentar uma densidade demográfica baixa, com cerca de 22 hab/Km2 (2007), é justificada em razão da ocorrência de áreas anecúmenas em território brasileiro, como a Floresta Amazônica, o sertão nordestino, o pantanal, entre outros.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Piada de Portuga é uma coisa sinistra......sei lá!!!!!!!


Banho do Manuel
Manuel está tomando banho e grita para Maria:
— Ô, Maria, me traz um shampoo.
E Maria lhe entrega o shampoo. Logo em seguida, grita novamente:
— Ô, Maria, me traz outro shampoo.
— Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem!
— É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus.

Mafalda e o subdesenvolvimento - socio/3° ano ves.

É incrível como os quadrinhos nos passam uma mensagem crítica em torno das visões sociais e políticas, apesar da Mafalda falar da antiga URSS, isso não interfere de forma grandiosa na interpretação acerca do subdesenvolvimento.........


Reinos Bárbaros - His/1° ano


> No século V, formaram-se os reinos bárbaros dos vândalos, visigodos, burgúndios e anglo-saxões no antigo Império Romano do Ocidente;
> As atividades manufatureiras e comerciais, que diminuíram no final do Império Romano, desorganizaram-se ainda mais com a entrada dos bárbaros. Esses povos acrescentaram elementos à cultura romana, dando origem à cultura da Europa ocidental;
> Os povos germânicos viviam da agricultura e do pastoreio, feitos por mulheres e escravos. Os homens livres caçavam, pescavam e guerreavam;
> A distribuição das terras entre os germânicos era uma combinação de propriedade privada e coletiva. As terras coletivas destinavam-se à pastagem e à caça;
> Camponeses livres foram dominados por chefes germânicos e passaram a trabalhar nas terras deles, criando as bases da economia feudal;
> A sociedade germânica baseava-se na família e seu chefe dominava a esposa, os filhos e os escravos. As famílias agrupavam-se em tribos, que eram independentes entre si e reuniam-se em épocas de guerra;
> Os guerreiros obedeciam aos chefes e estes estabeleciam uma relação de reciprocidade com outros chefes. Quem quebrasse essa regra era punido. Essa organização influenciou a formação do feudalismo;
> Na religião germânica eram adoradas as forças da natureza. O deus maior era Odin ou Votan, deus da guerra. O paraíso chamava-se Valhala;
> Os vândalos fixaram-se no norte da África, tomando Cartago em 439 e, depois, as ilhas do Mediterrâneo. Saquearam Roma em 455 e perseguiram os cristãos. Entre 534 e 535, foram conquistados pelo Império Bizantino e, pouco depois, os árabes tornaram a região;
> Em 493, sob a chefia de Teodorico, os ostrogodos venceram Odoacro, rei dos hérulos, e ocuparam a Itália como aliados do Império Romano do Oriente. Teodorico tentou conciliar godos e romanos, mas após sua morte, a Itália foi invadida pelo Império Bizantino e pelos lombardos;
> Em 419, a península Ibérica e a Gália foram ocupadas pelos visigodos. Em 507, perderam a Gália para os francos e o sul da península Ibérica para os bizantinos. O reino dos visigodos ficou reduzido aos territórios que hoje correspondem a Portugal e Espanha;
> Com a ocupação árabe na península Ibérica, em 711, os visigodos foram para as regiões montanhosas onde organizaram-se em reinos e prepararam a reconquista;
> Os burgúndios fixaram-se no vale do rio Ródano e seu rei Gondebaldo empenhou-se para que eles assimilassem os costumes romanos. Esse reino desapareceu em 534, ao ser conquistado pelos francos;
> Os bretões, habitantes da Britânia, eram ameaçados por povos do norte e pelos irlandeses. Durante as invasões bárbaras da Europa, as legiões romanas abandonaram a Britânia;
> Os germânicos expulsaram os bretões, que foram para o País de Gales e para a Armória, na França. A Inglaterra foi formada pelos vários reinos germânicos na Britânia;
> Entre 866 e 1013, povos vikings ocuparam parte da ilha e conquistaram Londres. Os saxões reagiram mas não conseguiram impor seu domínio;
> O rei Canuto (1016-1035) instalou na Inglaterra a base do império marítimo dos vikings, dividiu o reino em ducados, que distribuiu entre seus companheiros e os próprios saxões.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dig Dig Dig Dig - PLANET HEMP!!!!!!!!!!!!



Para quem nunca escutou nessa vida ou na outra encarnação, vai aí uma das bandas que mais mexeram com os valores sociais e políticos durante a década de 1990. Marcelo D2, Bacalhau, Zé Gonzales, Formigão, Apollo 9, B. Negão e o falecido Skunk formaram uma das bandas mais iradas do Brasil, com um som que misturava Hip-Hop, Punk, Psicodelia e um discurso Pró-maconha fizeram os caretas ficarem mais caretas ainda...............pesquisem mais................fui..............