terça-feira, 11 de agosto de 2009

ROMA: das origens à República


1. As origens de Roma:

* A Península Itálica era povoada por vários povos, entre eles os latinos, que fundaram várias aldeias. Essas aldeias estavam localizadas em rotas comerciais, atraindo, assim, outros povos.
* Entre esses povos estavam os sabinos e os etruscos, sendo que estes últimos conquistaram as vilas latinas e as unificaram em uma só cidade: Roma.
* A outra hipótese levantada é a de que Roma teria sido uma fortaleza latina que servia de defesa contra os ataques dos etruscos, fazendo surgir ao seu redor uma vida social, política e econômica.
* Há, ainda, a lenda dos irmãos Rômulo e Remo, onde após enfrentarem as adversidades do destino e depois de Rômulo matar Remo, Rômulo teria fundado Roma.

2. A sociedade Romana:

* Nesse momento Roma era composta por indivíduos livres: patrícios, plebeus e clientes e um pequeno número de escravos.
*Os patrícios compunham o grupo detentor do maior poder (terra, escravos e o poder político)
*Os plebeus eram compostos por comerciantes, artesãos e pequenos proprietários de terras, inicialmente os plebeus não podiam ocupar cargos públicos e nem casar com os patrícios, mas tinham o dever de participar do exercito.
*Os clientes eram em geral ex-escravos ou filhos de escravos nascidos livres que mantinham uma relação de dependência com os patrícios.
*Os escravos eram pessoas capturadas em guerras ou plebeus que não tinham como pagar suas dívidas.

3. Nos tempos da Monarquia:

*Roma era governada por um Rei (Rex) patrício, que possuía poderes quase absolutos (religioso, militar, jurídico e político).
*Para auxiliá-lo havia o Senado, formado por patrícios, e a Assembléia Curial, formada por todas as famílias livres.
*Após uma revolta patrícia, com o apoio dos plebeus, a monarquia cai e entra um novo sistema de governo: a República.

4. A República e sua estrutura:

*A República era apoiada por uma complexa estrutura política-administrativa por três áreas: as Magistraturas, o Senado e as Assembléias.
*Os Magistrados exerciam o poder executivo, os mais importantes eram os cônsules, cuidavam das questões administrativas e comandavam o exército.
*O Senado concentrava a maior parte do poder do Estado.
*As Assembléias eram: a Tribal, a Centurial e Curial.

4 comentários: