quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Roma (continuação)


5. A ascensão da Plebe:

* A expansão romana contribuiu para aumentar a diferença entre patrícios e plebeus, contribuindo para o surgimento de várias revoltas plebéias.
* Insatisfeitos, os plebeus se recusaram a participar das campanhas militares e passaram a exigir diversas mudanças na política e na sociedade romana.
* Após as pressões da Plebe, os patrícios criaram o Tribunato da Plebe, inicialmente composto por dois tribunos, que depois aumentou para dez. Tinham o poder de vetar as decisões do Senado, que porventura prejudicassem a plebe.
* Conquistaram, ainda, o fim da escravidão por dívida, o direito de casamento com os patrícios e a elaboração de um código de leis (Lei das Doze Tábuas).

6. A expansão romana:

* Por meio de sucessivas guerras de conquista, a república romana dominou toda a península Itálica, a Magna Grécia, o norte da África e a península Ibérica.
* A disputa pelo Mar Mediterrâneo contra a cidade de Cartago deu origem às Guerras Púnicas, onde os romanos sagraram-se vencedores e “donos”da rota do Mediterrâneo.
* Com a expansão territorial, os romanos entraram em contato com a cultura de outros povos, sofrendo grande influência dessas culturas, principalmente a grega.

7. A crise da República:

* Com a expansão das atividades comerciais algumas famílias de plebeus enriqueceram e deram origem a uma nova classe social: a nobreza. O que acabou contribuindo para a redução do poder político dos patrícios.
* Outro grupo surgido foi o dos Cavaleiros ou classe eqüestre, formada por grandes comerciantes e cobradores de impostos.
* Enquanto os nobres e eqüestres enriqueciam as camadas populares viviam cada vez mais pobre. Conseqüência, também, da expansão romana, pois os pequenos e médios proprietários de terras as perderam para os ricos.
* Com o crescimento dos pobres, escravos e imigrantes, Roma passou a enfrentar problemas de moradia, saneamento básico e alimentação.
* Essa desigualdade entre ricos e pobres gerou enorme descontentamento entre as camadas populares, provocando conflitos sociais que começaram a abalar a República.
* Numa tentativa de reduzir o poder da classe rica de Roma e de minimizar as disputas civis, surgiram as figuras dos irmãos Gracos (Tibério e Caio), que buscaram a concretização da reforma agrária e de uma democracia nos moldes de Atenas. Ambos foram perseguidos pelos membros do Senado, o 1° foi assassinado e o 2° pediu que o seu escravo o matasse.
* Para tentar amenizar a crise romana, surgiram as figuras dos generais, primeiramente com Caio Mário e posteriormente com Lúcio Sila. O fato de Mário e Sila terem governado Roma por mais de 30 anos atiçou a cobiça de outros generais (Pompeu, Crasso e Júlio César).
* A “aliança” entre Pompeu, Crasso e Júlio César deu origem ao 1° Triunvirato, onde após a morte de Crasso gerou uma disputa civil entre os partidários de Pompeu e César. César sagrou-se vencedor, assumiu o cargo de ditador vitalício e realizou várias mudanças em Roma, gerando o descontentamento do Senado. César foi assassinado pelos membros do Senado.
* Com a morte de César o clima em Roma ficou mais tenso, sendo que foi montado o 2° Triunvirato (Marco Antonio, Lépido e Caio Otávio) na tentativa de restabelecer a harmonia romana. Não demorou muito para surgirem as divergências entre eles. Otávio sagrou-se o vencedor e deu origem a um novo período: o Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário