segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Questões Roma - REVISÃO!!!!!

01.(Fuvest-SP) Roma expandiu-se considera-velmente pelo Mediterrâneo no período republicano. No século II a.C., foram conseqüências dessa expansão:

a) o aparecimento da classe média de proprietários rurais e o desaparecimento dos latifúndios.
b) o aumento da população rural na Itália e a diminuição da população urbana.
c) o sensível afluxo de riquezas e o crescimento do número de escravos.
d) a formação de grande número de pequenas propriedades e o fortalecimento do sistema assalariado.
e) a proscrição das manifestações culturais estrangeiras e a difusão do cristianismo.

02. (Osec-SP) "[...] Quando venceu, apresentou imediatamente sua proposta de reforma agrária, na Assembléia Popular. Não permitia que cidadão algum tivesse mais de 500 iugera de terras públicas – total que era duplicado se o concessionário de terra tivesse dois filhos crescidos. Todas as terras no momento em mãos dos grandes senhores deveriam ser distribuídas aos cidadãos romanos que não eram proprietários."

O período que vai de 133 a 27 a.C. corresponde à desintegração da República e às origens do Império Romano. Nesse período, a proposta de lei acima foi feita por:

a) Caio Graco
b) Mário
c) Sila
d) Tibério Graco
e) n.d.a

03. (UFPA) Enfraquecida pelas lutas internas e pelas conseqüências do expansionismo, a República cedeu lugar ao império na Roma Antiga. Em relação à ordem imperial, afirma-se que:
a) a concentração dos poderes de Otávio, nos primeiros momentos do império, respondia pelas necessidades da nobreza senatorial em dispor de um governo capaz de sufocar a anarquia e as rebeliões de escravos.
b) a organização do império contou com expressiva participação popular, haja vista a importância que o Partido Democrático ocupou na queda do regime republicano.
c) o império nasceu no interior da grave crise econômica que caracterizou os últimos tempos da República, crise provocada pelas derrotas de Roma nas guerras pela conquista da Itália.
d) a criação do império, obra elaborada pelo Primeiro Triunvirato, representou o produto da vontade dos generais no sentido de criar um governo capaz de controlar a crise social do final da República.
e) as bases do império foram, politicamente falando, sustentadas pelo poder dos camponeses romanos, principais interessados na existência de uma ordem que lhes assegurasse o domínio da terra.

04. (Vunesp-SP) "A inovação decisiva desse processo foi em última análise econômica: foi a introdução, nos domínios romanos, do latifundium [latifúndio] cultivado por escravos, em larga escala, pela primeira vez na Antiguidade." (Perry Anderson, Passagens da Antigüidade ao feudalismo. Texto adaptado.)

O processo responsável pela introdução do latifúndio escravista a que se refere o texto foi a
a) legislação reformista de Sólon.
b) fundação do império por Otávio.
c) deposição da dinastia etrusca pelos patrícios.
d) expansão romana no Mediterrâneo.
e) invasão da Itália pelos germânicos.
gabarito: 1 c/ 2 d/ 3 a/ 4 d

4 comentários:

  1. onde eu acho as respostas ?

    ResponderExcluir
  2. são bem dificeis essas questões por isso é bom para estudar

    ResponderExcluir
  3. as respostas são 1c 2d 3a 4d para que ñ achou o gabarito \o/

    ResponderExcluir
  4. vlw mano nem tinha visto

    ResponderExcluir