quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os três maiores blocos econômicos


União Européia

Nascida por volta dos anos 50 e tendo como nomes, Mercado Comum Europeu ou Comunidade Econômica Européia, foi uma associação pioneira. Foi com o exemplo desta união que deu origem a outros mercados econômicos internacionais. A Comunidade Européia foi constituída em seu início por doze países: Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Portugal, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda e Dinamarca.
Todos os países que estão neste mercado, abriram suas fronteiras alfandegárias sendo que os países restantes podem vender suas mercadorias em qualquer destes, sem pagar nenhum imposto. Sucessivos tratados foram negociados para uma unificação na economia e também, em parte, na política avançando enormemente.
Com a unificação da Europa, as empresas estão ocupando um mercado mais amplo, fazendo até fusões com empresas de outros países deste bloco.
Assinado em dezembro de 1991, em Maastricht (Holanda), prevê um mercado interno único e um sistema financeiro e bancário comum com moeda própria o euro , que entrou em circulação a partir de 1999. Também fica garantida a cidadania única aos habitantes dos países do bloco. O acordo lança ainda as bases de uma política externa e de defesa européias.
Além disso, há uma pretensão para tornar unificadas as leis trabalhistas, criminais, de imigração e as políticas externas dos países membros. Após sua assinatura, o Tratado é submetido à aprovação da população de cada país membro por meio de plebiscitos nacionais ou votações indiretas.

Nafta


Como os EUA não têm mais concorrência com a União Soviética e com o objetivo de desenvolveram suas empresas para que sobrevivam, nasceu em 1992 o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) reunindo EUA, Canadá e México para consolidar um comércio regional já intenso.
Prevê-se, como objetivo, que daqui à quinze anos, serão eliminadas todas as barreiras existentes entre estes três países fazendo, com que, dinheiro e mercadorias circulem livremente em toda esta área de acordo. Juntos eles somam cerca de 372 milhões de habitantes que compreendem consumidores de poder de compra elevado.
O NAFTA não prevê acordos nos quais não estão contidos a livre circulação de trabalhadores em busca de melhores condições e lugares e também numa unificação total da economias dos países pertencentes, e sim em um acordo que se forme uma zona de livre comércio para a atuação e proliferação das empresas em um espaço protegido.
Este bloco econômico está esbarrando em muitas diferenças sociais que, como maior exemplo o México possui em relação aos outros integrantes, o que dificulta muito e causa descontentamento em alguns sindicatos dos EUA, pois ao mesmo estão preocupados com a possibilidade de algumas fábricas mudarem-se para o México deixando a mão-de-obra, em lugares dos EUA, desempregada.
O NAFTA também está interessado, é claro, em proteger os produtos ali fabricados, colocando uma taxa de importação sobre alguns produtos tornando-os menos atraentes para os consumidores desses três países.

APEC

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado para promover a abertura de mercado entre 20 países e Hong Kong (China), que respondem por cerca de metade do PIB e 40% do comércio mundial. Oficializada em 1993, pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Membros - Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA (1989); China, Hong Kong (China), Taiwan (Formosa) (1991); México, Papua Nova Guiné (1993); Chile (1994); Peru, Federação Russa, Vietnã (1998).

4 comentários:

  1. Prof. dá uma olhada nesse site e depois vc me diz o que achou ok.
    www.aftb.com.br

    ResponderExcluir
  2. 1-No principio, criou Deus os ceus e a terra.2-A terra, pore'm estava sem forma e vazia; havia trevas,(quer dizer que estava muito escuro e que nenhum olho viu nem nenhum ouvido ouviu e nao penetrou em coraçao algum; o que ele[Deus] tem preparado para aqueles que o amam),sobre a face do abismo, e o Espirito de Deus pairava por sobre as a'guas. 3-Disse Deus;(Esta frase confirma c/a frase complementar e assim se fez[cf:vs.7,9,11], que da' enfase ao poder criador da POalavra de Deus) Haja luz; e houve luz. 4-E viu Deus que a luz era boa; e fez separaçao entre a luz e as trevas.(1.4-Com o relato da criaçao ha'uma insistente afirmaçao e confirmaçao que a obra de Deus e'boa, e despensa comenta'rio,(vs:4, 10,12,18,21,25,31), O adj bom tem va'rios sig/ no AT, que compreende desde o moral/correto ate'o belo, agrada'vel u'til. Essa passagem afirma que tudo o que existe e' bom, pois, vem ou procede de Deus e corresponde ao seu propo'sito; Ideia esta que contradiz clara e abertamente os mitos pagaos que dizem ser o mundo,(onde jaz o maligno), criado por deuses cujo capricho, faz deste universo um lugar sem proposito algum e caracterizado na maldade); 1.5-Houve tarde e manha(Literal*mente: virou noite; anoiteceu[a partir do meio(1/1) dia ,(0,6decimos de²º),e amanheceu; a partir da meia (1/2) noite.; ou seja completou um dia cf:Sl 55.17-'A tarde, pela manha e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvira' a minha voz...(55.17-'A tarde, pela manha e ao meio-dia; Ordem que o costume oriental de situar o começo do dia ao por-do- sol;... ver Dia na Concordancia Tema'tica...

    ResponderExcluir
  3. Assim Gn:1.5- Tem o Dia como relato Biblico uma distribuiçao dos atos cfriadores de Deus dentro de uma semana de seis dias e um de descanso. Nesses seis dias estao repartidos oito obras sendo que as quatro primeiras consistem em separar e delimitar as zonas e regioes que configuram o mundo visivel. As quatro restantes estao destinadas ao povoa/ dessas regioes com seres dotados de movimento...sinodeluz.blogspot.com

    ResponderExcluir