segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Formação e queda do bloco socialista



* Com a Revolução Russa (1917) inaugurou-se uma nova fase da geografia espacial, política e social, já que a Revolução Russa trouxe para o campo prático as idéias do socialismo.

* A instauração do sistema socialista na Rússia constituiu a primeira e grande ruptura à supremacia do capitalismo.

* Todo o sistema de produção e organização passou a ser controlado pelo Estado.

* Para conter o avanço do bloco socialista, os EUA lançou a Doutrina Truman e o Plano Marshall, liberando créditos aos paises da Europa, e conseqüentemente a OTAN, uma aliança militar entre os EUA e alguns países da Europa.

* Durante esse período, o mundo foi marcado pela bipolarização do poder (EUA x URSS).

* EUA e URSS buscaram ampliar as suas áreas de influência, por meio da corrida armamentista, da corrida espacial e da corrida política.

* A Guerra Fria foi considerada um momento de “paz armada”, ou seja, as duas potências se armaram, mas não utilizaram os seus arsenais de fato.

* A representação máxima da Guerra Fria foi o Muro de Berlim, que separa a Alemanha Capitalista (RFA) e a Alemanha Socialista (RDA).

* Com o avanço tecnológico e o surgimento de novas áreas de atuação da indústrias o modelo unilateral do industrialismo soviético não acompanhou o novo ritmo industrial.

* No final da década de 70, a estagnação econômica atingiu todos os países socialistas. Os custos da Guerra Fria estavam pesando nos bolsos da economia soviética.

* Soma-se à questão econômica a centralização política, a corrupção surgida da intensa burocracia soviética.

* A partir da década de 1980, no governo de Gorbatchev, deu inicio a uma serie de transformações econômica e políticas, vistas nos planos Perestroika e Glasnost.

* O desmoronamento da economia soviética provocou uma série de mudanças no mapa europeu, como poder ser notado na fragmentação de países como a Iugoslávia e Tchecoslováquia e a reuinificação das Alemanhas.

* A URSS cai de vez em 1991, quando os seus países membros se declaram independentes e passam a agir de forma “isolada”.

Um comentário:

  1. Essa mudança idiota, com a chamada egemonia americana, não trouxe nada que eleve o ser humano a sua verdadeira condição. Uma prova disso é que só aumentou o sofrimento do povo, e o dinheiro do capitalismo sanguinário também. Necessitamos de mudanças mais reais.

    ResponderExcluir