sábado, 11 de abril de 2009

FILOSOFIA E CIÊNCIA (resumo pra prova)



ü O senso comum é o conhecimento recebido por tradição e que ajuda a nos situarmos no cotidiano, para compreendê-lo e agir sobre ele.
ü A ciência se distingue do senso comum porque as suas conclusões se baseiam em investigações sistemáticas, empiricamente fundamentadas pelo controle dos fatos.
ü As explicações da ciência, por serem sistemáticas e controláveis pela experiência, podem chegar a conclusões gerais.
ü As ciências são também gerais no sentido de que as conclusões não valem apenas para os casos estudados, e sim para todos os que a eles se assemelham. Ex: “a cor de um objeto depende da luz que ele reflete”.
ü O mundo construído pela ciência aspira à objetividade, as conclusões podem ser verificadas e a racionalidade da ciência procura despojar-se do emotivo.
ü “A ciência explica o mundo, mas se recusa a habitá-lo” (Merleau-Ponty).
ü Para ser precisa e objetiva, a ciência dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos são definidos de modo a evitar ambigüidades.
ü O conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, “surgiu”no século XVII com a revolução provocada por Galileu.
ü A ciência moderna nasce ao determinar seu objeto específico de investigação e ao criar um método confiável pelo qual será feito o controle desse conhecimento.
ü Não convém imaginar o método científico como um conjunto de regras fixas e mecânicas que garantem ao cientista alcançar resultados seguros a qualquer custo.
ü A ciência está em constante evolução, e suas verdades são sempre provisórias.
ü A ciência era pra se caracterizar com a imparcialidade, autonomia e neutralidade.
ü O poder da ciência é ambíguo, porque pode estar a serviço do florescimento da humanidade ou apenas de uma parte dela.
ü Os valores morais e sociais influenciam de tal forma as escolhas das pesquisas, ao privilegiar umas em detrimento de outras, que se torna impossível considerar a ciência neutra.
ü Podemos nos perguntar até que ponto a ciência efetivamente se presta a servir a valores alternativos, que visem a garantir a estabilidade social e ecológica.
ü A ciência se encontra envolvida na moral e na política e o cientista tem uma responsabilidade da qual não pode abdicar.
ü A ciência e tecnologia, mesmo que sejam expressões de racionalidade, podem produzir contraditoriamente efeitos irracionais, perversos, já que a razão pode ser posta a serviço da destruição da natureza, da alienação humana, da dominação ou do desprezo pelo sofrimento de grande parte da população.
ü A filosofia tem compromisso com a investigação dos fins e prioridades a que a ciência se propõe, e com análise das condições em que se realizam as pesquisas e das conseqüências das técnicas utilizadas.

3 comentários:

  1. Isso é pra colocar na prova? Haha, queria só ver o trabalho inteiro. Kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei, foi basicamente o que eu aprendi e estudei, me ajudou a resumir tudo em mente.

    ResponderExcluir